A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

17 de mai. de 2010

Uma multidão compareceu ao 13º Festival de Tambor de Crioula

Uma multidão compareceu ao 13º Festival de Tambor de Crioula Ginca Zé Macaco, que aconteceu no último dia 13 de maio, em homenagem a raça negra pinheirense. O evento reuniu grupos de tambor de crioula de vários municípios da Baixada, grupos de capoeira, tamborim e forra de caixa, objetivando a permuta de valores culturais.
O Tambor de Crioula, assim como o Tamborino e a Farra de Caixa, com suas respectivas rezas, é uma forma de resgatar a cultura negra e unir seus povos através das danças, toadas da tradicional “punga”, característica própria do Tambor de Crioula, a Farra de Caixa, com sua batida, ritmos, passou e versos, o Tamborim, com seu som forte e agudo, além da reza em coral de vozes expressando o lamento do povo negro; a Capoeira, coma sua percussão proporcionada pelo pandeiro e berimbau, que encanta e dá charme ao jogo e suas cantorias..
Essa cultura foi introduzida na região pelos africanos que aqui chegaram como escravos
O Festival de Tambor de Crioula Ginga Zé Macaco tem proporcionado ao povo da região o resgate da sua cultura, tornando-a mais viva na sua memória e possibilitando a socialização através das danças, levando aos jovens, além do conhecimento, a interação, que conseqüentemente estimula a criação de novos adeptos da cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário