A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

segunda-feira, julho 12, 2010

Pinheiro terá 6 novos postos de saúde


O município de Pinheiro deverá contar até o final do ano com seis novos postos de saúde. Os recursos para a construção das novas unidades foram viabilizados pelo deputado estadual Penaldon Jorge, que assegurou R$ 789.474,90 de covênio com o Governo do Estado.
O dinheiro para a construção das unidades básicas de saúde já estão disponiveis e as obras já foram licitadas pelo município. Os Postos de Saúde serão construídos nos povoados Ponta Branca, Ponto de Santana, Urucuzal, Cuba, Purão dos Pirrós e Santa Vitória, todos no Município de Pinheiro.
O Convênio com esse objetivo foi firmado entre a Secretaria de Estado da Saúde e o Município de Pinheiro, segundo publicação feita no Diário Oficial do Estado, no dia 22 de julho. Tres outros posto de saúde já estão em construção, um na Vila Filuca, outro no Bairro da Matriz e terceiro em Bom Viver.
Segundo o prefeito Zé Arlindo com a construção dos postos de saúde haverá uma melhor descentralização dos serviços já colocados em prática, com apresentação de resultados positivos. "A meu ver, o mais significativo deles é o Programa de Saúde da Família (PSF) que está implantado em vários povoados,” disse o prefeiro.
A equipe do PSF que funcionará nas novas unidades de saúde é composta por um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Cada equipe fica responsável pelo atendimento de um certo número de famílias, realizando consultas médicas, consultas de enfermagem, visitas domiciliares, acompanhamento de gestantes e nutrizes.
Com a construção dos novos postos espera-se uma melhora nos indicadores de saúde, como a redução da mortalidade infantil, melhora no atendimento pré-natal, maior número de atendimentos, diminuição do número de internações. Um dos fatores fundamentais para o sucesso dessas nova unidades de saúde é o vínculo entre os profissionais da área e os atendidos, uma vez que, na grande maioria, além da carência financeira, existe a carência afetiva e emocional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário