Alunos da rede municipal de ensino realizaram na noite de ontem, 27, na Praça do Centenário, o IV Recital de Poesias “A beleza da diversidade no encanto da poesia”, oportunidade em que os alunos expressaram a magia da poesia.
O projeto do recital foi desenvolvido com os estudantes, que declamaram poesias, e, divididos em equipes, cuidaram de diversas atividades relativas à apresentação do espetáculo, como cenário, figurino, som, fotografia.
O recital já se tornou um evento esperado por todos. Quando acabamos de realizar um, os alunos já estão me procurando para saber o tema do próximo”, destaca o secretário Ribinha Dias. Segundo ele, o projeto mexe com os estudantes: “eles pedem nomes de autores para começarem a ler, justifica.
De acordo Ribinha, “a partir do momento em que os alunos começam a descobrir a leitura e que percebem que através dela outros horizontes surgem em suas vidas, eles sentem mais vontade de ir em busca dos seus sonhos e de poderem transformar a realidade que vivem”.
Marisonia Froes, secretaria da escola Romualdo Ferreira, tem percebido que os alunos se encontram mais encantados pela leitura e pela produção textual, de forma gradativa. “Há um entusiasmo na busca de conhecer novos autores, de saber novas histórias, de produzir contos, tanto por parte dos estudantes como dos colegas de trabalho, em especial os professores de língua portuguesa”, ressalta.
Importância – Para ela, o trabalho realizado pela secretaria de Educação tem sido de grande importância para toda a comunidade escolar. “Existe um dinamismo que contagia os estudantes e todos os colegas, inclusive pessoas que não fazem parte do universo escolar”, salienta.
Na visão da secretaria, a utilização de poesias tem contribuído não só para estimular o entusiasmo pela leitura e pela escrita entre os jovens, como também para o resgate da cidadania.
Outro ponto que destaca é o resgate da auto-estima dos alunos: “eles passam a ser mais críticos, a se posicionar diante das situações, e se tornam capazes e confiantes para resolução de situações problemas”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário