A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

28 de ago. de 2014

HELICÓPTERO EM CIMA, POVO EMBAIXO


JM Cunha Santos

Do alto de seu helicóptero azul de 1 milhão de dólares, Edinho Lobão olha pra baixo e enxerga o povo que faz sofrer.

Ele vê a multidão extorquida pela alta carga tributária do país e sorri porque não paga imposto.

Ele olha para aqueles que não têm onde morar e mais uma vez sorri, lembrando o que fez com o Programa Minha Casa Minha Vida.

Ele sobrevoa os bares onde homens cansados do trabalho consomem cerveja e se assanha recordando os golpes da Bemar e da Itumar.

De tão alto, pelo vestido, percebe que a mulher que passa na direção da quitanda é uma empregada doméstica e ri às gargalhadas lembrando que se aproveitou de uma delas para enriquecer ainda mais.

Do meio das nuvens contempla as estradas esburacadas do Maranhão e confere os ganhos injustificáveis da empresa Hi-Tec, de propriedade de um irmão seu.

De tão alto, de dentro de seu helicóptero azul de 1 milhão de dólares, Edinho Lobão observa as torres não construídas da Refinaria Premium e gargalha por dentro lembrando que seu pai é o ministro das Minas e Energias do país. Vê as casas e construções vazias e acena na direção de Bacabeira para um povo que está indo embora.

Do seu helicóptero azul, de 1 milhão de dólares julga que o homem cansado que caminha na direção de um hospital que não existe pode estar com câncer e pensa em aumentar o preço de seus aluguéis para o governo do Maranhão.

Do meio das nuvens avista uma multidão de crianças sem escola e arremete pensando que precisa fazer depósitos bancários para os filhos que estudam no exterior.

Dali, do meio das nuvens, vê baldes vazios, pessoas famintas e sedentas com latas d’água na cabeça, rios, muitos rios e se pergunta porque dizem que falta água no Maranhão.

De lá de cima, de tão alto, com as pernas espichadas dentro do helicóptero azul que sua esposa exibiu no facebook, Edinho vê assaltos, homicídios, tráfico de drogas e lembra que precisa conversar com os advogados que o defendem num processo de uso de documento falso, formação de quadrilha e falsidade ideológica.

Não há de ser nada, ele pensa.

De tão alto dá pra perceber que o povo está falando, mas não dá para ouvir o povo dizendo que nele não vota de jeito nenhum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário