A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

28 de nov. de 2014

Pinheiro - Casa de Paulo de Tarso e Centro Espírita Pinheirense



Localizado no centro da cidade, o Centro Espírita de Pinheiro foi fundado pelo pinheirense Oliveiros de Assunção Castro, conhecido por Oli de Castro.  
             
Oli foi um dos pioneiros da Campanha do Quilo em todo o Brasil, e por onde quer que passasse, incentivava e ajudava irmãos, consequentemente os pobres, órfãos e desamparados. Foi vice-presidente do Primeiro Congresso de Mocidades Espíritas do Brasil, representando o Pará e o Maranhão.

 Oli de Castro tinha um sonho, um ideal: fundar em Pinheiro sua terra natal uma obra assistencial que pudesse de alguma forma ajudar aquele povo sofrido do interior do nordeste e consequentemente do Maranhão. Por isso renunciou à sua promissora carreira militar,  pedindo para ser transferido para a reserva,  pois só assim poderia realizar o seu ideal,  uma vez que naquela época tudo era difícil e precário nas cidadezinhas do interior.

Ao chegar em Pinheiro para fundar a Casa de Paulo de Tarso,  Oli deparou-se com imensurável obstáculo – os antagonistas da Doutrina Espírita! Gente pouco esclarecida que não concordava com a livre escolha de crença e pensamento. Por isso lutou contra calúnias, ofensas, tentativa de morte e prisão. Foi levado a presença de governantes e Chefe de Polícia do Estado do Maranhão,  chegando até mesmo a ser expulso de sua terra natal,  com a tropa da polícia ameaçando-o sob a mira de suas baionetas e metralhadoras. Como um criminoso,  foi exilado e  proibido de voltar a Pinheiro.
Oli de Castro e Raimundo Beckman Soares, o Babu,
criadores da Casa de Paulo de Tarso e Centro Espirita Pinheirense 

Apesar de tudo isso.,  no entanto Oli de Castro voltou e realizou seus ideais, pois jurara a si mesmo que não só construiria o Centro Espírita Pinheirense como ainda pregaria a Doutrina Espírita em praça pública no Maranhão, o que fez na Praça João Lisboa em São Luis, ao lado de Mansueto, José Bezerra, Antonio Alves Martins e outros.

Hoje se encontra erguido o Centro Espírita Pinheirense e a Casa de Paulo de Tarso. É necessário que se diga que Oli de Castro contou com a cooperação de vários irmãos em crença como Babú, Benedito Padilha, João Cardoso, Joaquim Lima,  Tomás Durand e outros que o apoiaram e com ele sofreram.

Oliveiros de Assunção Castro, nasceu no dia 15 de agosto de 1912,  na cidade de Pinheiro, Estado do Maranhão. Oli,  como era chamado na intimidade, nem sempre viveu em sua terra natal. Quando tinha sete anos,  seus pais mudaram-se para Alcântara, depois para São Luis, Viana e finalmente Cururupu, onde passou o resto de sua infância.

Quando tinha 15 anos, Oli foi morar em São Luis, onde trabalhou numa casa de comércio a fim de ajudar na manutenção de seus irmãos, pois seus pais eram muito pobres e eles eram doze filhos. Um ano depois sua família pôde morar em São Luis, na vila do Anil. No dia 11 de abril de 1929,  Oli sentou praça no 24 B.C. com destino à Escola de Aviação do Rio de Janeiro sediada naquela época no Campo dos Afonsos na localidade de Marechal Hermes.

Fez carreira na vida militar tendo bom aproveitamento nos cursos de Sargentos Aviadores, fazendo sua escalada e ingressando no curso de Sub-Oficiais onde alcançou pleno êxito. Durante toda sua carreira militar, nunca deixou de trabalhar pela Doutrina Espírita na qual havia se iniciado ainda na adolescência ao lado de sua mãe, quando então lhe fora revelado em uma reunião que tinha uma tarefa muito importante a desenvolver na Terra em prol dos órfãos e dos desvalidos da sorte.

Passaram-se os meses e os anos e Oli não se esqueceu da revelação. Por isso mesmo procurou estudar e compreender o Espiritismo e sua essência através de suas Obras Básicas codificadas por Allan Kardec, tendo a incentivá-lo o professor Leopoldo Machado, velho profitente da Doutrina Espírita e outros irmãos mais abalizados.

Cheio de idealismo em pleno vigor da juventude,  Oli começou a cooperar ativamente na fundação e construção de várias Instituições e Obras de Assistência Social. Ao mesmo tempo em que Oli fazia sua ascensão na vida militar, trabalhava ativamente em prol da florescente Doutrina Espírita no Brasil. Construindo abrigos para os órfãos, Albergues para os necessitados, Escolas para as crianças carentes e Centros para a divulgação da Doutrina que amava e defendia com fervor.

Entre essas obras destacam-se: O Lar de Jesus em Nova Iguaçu – RJ; O Lar de Maria de Macaé – RJ; O Centro Espírita Arautos de uma Nova Era em Madureira – RJ; O Centro Espírita Estrada de Damasco; Legião Espírita Francisco de Assis em Japerí – RJ; O Educandário Jesus de Nazaré em Belém – PA; O Lar de Maria de Ceilândia em Brasília; Fundou construiu e inaugurou o Lar de Maria de Belém do Pará e suas 30 lojas para mantê-lo; O Centro Espírita Pinheirense e a Casa de Paulo de Tarso em Pinheiro – MA. As Mocidades Espíritas de: Barra Mansa, Friburgo, Petrópolis e Belém. O Sanatório Espírita de Campo Grande em Mato Grosso.
 
 Lar de Maria (Belém-Pa)

Defensor ardoroso da Doutrina que professava, Oli de Castro participou de várias polêmicas e debates através de jornais, rádios e televisão com diversos representantes de outros credos religiosos. Além da palavra fácil, Oli possuía o dom da música e da poesia com seu inseparável acordeom compôs várias músicas para melhor servir a Doutrina Espírita durante os mais de 50 anos que a ela se dedicou, entre as quais se destacam:
 Canção da Alegria Cristã e Alma Gêmea (cantadas em todo o Brasil); Trilogia da Salvação; Hino a Francisco de Assis; Regressando (em homenagem à cidade de Pinheiro); Sendo as mais recentes Exortação do Mestre e Nova Era (compostas em São Luis).


Oli de Castro escreveu versos e poesias à sua terra natal, e sobre passagens Evangélicas como: Maria Madalena, O tanque de Betesda, Estrada de Damasco e outras. Oli de Castro foi um dos pioneiros a abrir o caminho para a divulgação da Doutrina Espírita, a qual pode ser hoje livremente pregada, exemplificada sem constrangimentos e perseguições.
Fonte: http://ambcastro.blogspot.com.br/

 Fotos: Casa de Paulo de Tarço - Oli de Castro e Babu 

Nenhum comentário:

Postar um comentário