A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog do Herasmo Leite

21 de dez de 2015

Canceladas três provas de concurso para professor no Maranhão

Karlos Geromy/OIMP/D.A.Press



Provas de Educação Física, Matemática e Química foram canceladas após problema no sistema elétrico na faculdade Facam. 18.926 candidatos farão provas em janeiro de 2016


Karlos Geromy/OIMP/D.A.Press

Milhares de candidatos de todo o país fizeram ontem as provas do concurso para professor da rede estadual

A calmaria do domingo deu lugar a uma movimentação intensa na capital por ocasião da realização do Concurso Público para professores, em que mais de 83 mil candidatos se inscreveram em todo o Maranhão. Somente em São Luís, 25 mil pessoas estavam sendo esperadas para a prova. Destas, 2.317 candidatos faltaram, somente em São Luís. As provas aplicadas na Faculdade Facam foram canceladas por falta de energia.

As provas objetivas foram aplicadas na manhã de ontem na capital e em mais oito municípios maranhenses. Organizado pela Fundação Sousândrade, o concurso visa preencher 1.500 vagas para o cargo de Professor do Quadro Permanente da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (Seduc).

Os portões foram fechados às 9h em ponto, e, como em todo certame, há sempre os que chegam em cima da hora. Na faculdade Fama, onde estava concentrada a Coordenação para 10 áreas e 47 locais de provas na capital, alguns candidatos chegaram após o fechamento dos portões, mas logo se conformaram. “Eu estudei, me dediquei, mas não deu. Tive problemas, agora é esperar pelo próximo”, diz uma candidata que quis se identificar apenas por Renata.

Já a professora da rede municipal Keyce Lopes chegou tranquila para fazer a prova. “Eu me dediquei muito, estudei bastante e espero que dê tudo certo. A expectativa é grande, porque, embora eu já seja professora da rede municipal, me esforcei bastante para passar neste. Eu espero lograr êxito”, acredita a candidata.

Enquanto esperavam os portões se abrirem, milhares de pessoas do Maranhão e de outros estados estavam ansiosos. Flávio Santos e Camila Reis, que são amigos, vieram de Teresina para fazer o concurso. Assim como eles, havia candidatos (ainda com malas de viagem) de Belém, Cuiabá, Fortaleza, entre outras capitais.

Na faculdade Facam, as provas foram canceladas depois que houve um problema no sistema elétrico. A Secretaria de Administração, segundo o Gerente de Concursos da Fundação Sousândrade ainda vai marcar uma nova data de aplicação das provas. “Ressaltando que somente as provas aplicadas naquela localidade foram suspensas. As das demais áreas transcorreram dentro da normalidade”, destacou o gerente Emílio Ramos.

Segundo o coordenador de área, Paulo Roberto Ramos, tudo transcorreu na mais perfeita normalidade, exceto o incidente na Facam, e todos os cuidados foram providenciados para garantir a segurança na aplicação das provas. Somente na Faculdade Fama, quatro mil pessoas, distribuídas em 80 salas, realizaram as provas.

“Nós temos seis mil pessoas envolvidas na logística, trabalhando no concurso em todo o estado para garantir que tudo saia direito. Temos policiais militares na área externa, seguranças particulares da Fundação Sousândrade, dois fiscais em cada sala, fiscais nos corredores, apoio de pessoas dos espaços locados para o concurso, então, tudo para dar tranquilidade ao processo”, disse Paulo Roberto.

As provas objetivas tiveram 70 questões de múltipla escolha, divididas em conhecimentos gerais, língua portuguesa, noções de informática, fundamentos da educação, legislação básica da educação e conhecimentos específicos.

Além de São Luís, o concurso também foi aplicado em Bacabal, Balsas, Caxias, Imperatriz, Pinheiro, Timon, Codó e Santa Inês.

Sobre o concurso

Concurso para professor do EstadoOntem aconteceu a primeira fase do concurso que constou de prova objetiva e de múltipla escolha, de caráter eliminatório e classificatório. A próxima fase será a prova de títulos, de caráter apenas classificatório.

Com o salário-base mensal de R$ 4.985,44 (vencimento e mais 104% de Gratificação de Atividade do Magistério), para a jornada de 40 horas semanais, o concurso chamou a atenção de milhares de profissionais da área. Ao todo, 83.468 candidatos se inscreveram no concurso.

O gabarito das provas estará disponível a partir das 11h no site executor do concurso.

Nota oficial da Fundação Sousândrade

Confira na íntegra a nota oficial da Fundação Sousândrande com relação ao fato ocorrido na Facam;

A respeito do concurso público para preenchimento de 1.500 vagas de professores da rede estadual de ensino, realizado neste domingo (20), a Fundação Sousândrade, contratada pelo Governo do Maranhão, para a realização do certame, esclarece que:

1. As provas do concurso público foram realizadas em 213 locais, em São Luís e mais oito municípios, em ambiente de plena normalidade. Houve apenas incidente num dos locais de provas, fato isolado que não compromete a lisura do certame.

2. Em face de problema técnico que provocou corte no fornecimento de energia elétrica nas dependências da Faculdade do Maranhão (FACAM), faculdade particular, no bairro Bequimão, contratada pela Fundação Sousândrade, as provas do concurso público para Professor do Quadro da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) que seriam realizadas nesta unidade, foram suspensas.

3. Neste local, seriam aplicadas as provas para 2.385 candidatos, que concorrem para as áreas de Educação Física, Matemática e Química. O número total de candidatos inscritos para estas opções é de 18.926, em todo o Estado.

4. Os candidatos que fariam a prova na FACAM e os demais concorrentes das mesmas áreas terão seus direitos garantidos e a Fundação Sousândrade reaplicará as provas para os 18.926 candidatos inscritos para estas áreas (Educação Física, Matemática e Química), logo em janeiro de 2016.

5. O calendário do concurso para os 64.542 candidatos inscritos nas demais opções segue normalmente, conforme cronograma.

São Luís, 20 de dezembro de 2015.

Emilio Ramos

Fundação Sousândrade

Gerência de Concursos

Nenhum comentário:

Postar um comentário