A Diretora do Hemonúcleo de Pinheiro, Enfermeira Ana Paula Soares, realizou uma palestra na Companhia Energética do Maranhão (CEMAR) sobre a importância de ser doador, com o objetivo de incentivar os funcionários e colaboradores das empresas parceiras a doarem sangue durante a campanha municipal de doação de sangue que será realizada na cidade nos dias 14 à 18 deste mês. A campanha será intensificada neste final de ano, período em que o banco prevê recebe uma demanda maior. A empresa de energia definiu a quarta-feira 16, como o Dia D de doação de sangue dos seus servidores. "Nesse dia nossos servidores e parceiros estarão no Hononúcleo participando da campanha, fazendo as suas doações",  disse um servidor. 
Ana Paula destaca que o Hemonúcleo de Pinheiro abastece toda região da Baixada e por mês são produzidas apenas 150 bolsas de sangue que são disponibilizadas para os hospitais e que se outras empresas tivessem essa preocupação que a CEMAR está tendo, o banco de sangue seria capaz de suprir as demandas de Pinheiro e demais municípios da região. "Nesse sentido, a CEMAR está sendo fantástica porque sabemos que quando se tem a conscientização,  a maioria das pessoas procura o serviço e se torna doadora. Esse incentivo demonstra a preocupação da empresa com a vida das pessoas e essa ação mostra que a empresa  está preocupada com o lado social e está incentivando os seus colaboradores a salvar vidas, através da doação de sangue”, disse Ana Paula.
Para ser doador é necessário ter idade entre 16 e 67 anos, pesar mais de 50 kg, apresentar documento de identidade com foto, ter repousado na noite anterior e ter consumido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas. Além disso, não ser portador de doenças infectocontagiosas e não ter feito cirurgia de grande porte nos últimos 12 meses. Os homens podem doar de 2 em 2 meses, até 4 vezes ao ano, e as mulheres podem doar de 3 em 3 meses até 3 vezes ao ano.