A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

terça-feira, dezembro 15, 2015

Pinheiro - Ave Maria, terra do vereador Nésio está literalmente abandonada


Conversando com os lideres comunitários Xampu e Pavão

Neste neste final de semana visitei alguns povoados do Gama. A região está literalmente abandonada pelo poder publico e a população sofre os efeitos desse abandono. Todos os povoados apresentam problemas de toda a ordem, como educação deficitária, com escolas deterioradas e merenda escolar de péssima qualidade. Na área da saúde a situação é de calamidade. Nas poucas unidades existentes na região falta do esparadrapo ao mercúrio cromo. A falta de água potável para usos das pessoas é geral. Na maioria dos povoados não existem sistemas de abastecimento. Nos povoados onde tem poços artesianos, o abastecimento é deficitário.  As estradas vicinais que cortam a região estão mal conservadas e a maioria das pontes estão comprometidas e possivelmente não resistirão a mais um inverno, o que faz sugerir que as pessoas podem ficar isoladas com a chegada das chuvas que se aproximam.
Deposito de armazenamento de grãos caindo aos pedaços

Mas o que me chamou a atenção é o abandono total do povoado Ave Maria, terra da família do vereador Nésio. A povoação está sofrendo um processo de esvaziamento. Segundo o líder comunitário Xampu, hoje moram na comunidade apenas 18 famílias das cerca de 80 que antes habitavam a povoação. "As pessoas estão procurando outras áreas para morar. Ave Maria parece um povoado fantasma, sem moradores. As autoridades fecharam a escola, o poço artesiano foi desativado, o campo agrícola onde as pessoas faziam suas plantações também foi desativado, o galpão de insumos está caindo aos pedaços, o pilador de arroz foi levado e as casas foram transformadas em taperas", disse Xampu.

Antiga escola da povoação

Outro morador de Ave Maria conhecido por Pavão disse que a situação das pessoas da comunidade é caótica e que a revolta dos mesmo é geral. "Ainda não sabemos qual o crime que praticamos para nos deixarem neste estado de abandono. Faz muitos anos que por aqui não aparece nenhum autoridade. Nem prefeito e nem vereador. Nem no período das eleições eles aparecem por aqui", disse Pavão.

Quando cheguei em Ave Maria Xampu e Pavão estavam reunidos com um pequeno grupo de lavradores, discutindo a possibilidade re reativarem o projeto agrícola que está abandonado. A intenção deles é plantar arroz em 20 dos 40 hectares de terra. "Mas não temos apoio das autoridades. Necessitamos de uma máquina agrícola para aradar a terra e infelizmente não temos recursos para alugar uma. Mas mesmo assim vamos insistir na retomada do projeto", disse um dos líderes.


Um comentário:

  1. Aproveitando o assunto que diz respeito ao abandono dos povoados dessa regiao pergunta-se; Por que o novo posto de saude de Pont Branca nunca funcionou. Ta faltando o que para o mesmo funcionar para amenizar pelo menos um pouquinho o sofrimento daquelas pessoas.

    ResponderExcluir