A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

7 de dez. de 2015

Primeira eleição para gestor escolar no Maranhão acontecerá na próxima quinta-feira



O seletivo democrático para a função de gestão escolar das unidades de ensino da rede pública estadual no Maranhão acontece na próxima quinta-feira (10), das 8h às 17h (em escolas que funcionam nos turnos matutino e vespertino) e das 8h às 20h (unidades de ensino que funcionam nos três turnos), envolvendo cerca de 400 mil pessoas entre pais, profissionais da escola e estudantes.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), pretende referendar a importância da liderança comunitária do gestor escolar, envolvendo a comunidade escolar (professores, funcionários, alunos e pais de alunos) na consulta. “Com as eleições nas escolas, o Governo abre mão de um poder e coloca-o nas mãos da comunidade. Estamos partilhando o poder para exercê-lo melhor”, enfatizou o governador Flávio Dino.
Regulamentado pelo Decreto Nº 30.619, de 02 de janeiro de 2015, o processo seletivo para a função de gestor escolar ocorreu durante todo o ano de forma organizada e tranquila nas 19 Unidades Regionais de Educação (UREs) do estado.
A secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres, destacou a mobilização das UREs. “O processo transcorreu com uma ampla discussão nas escolas e regionais. Cada etapa do processo foi satisfatória, com intervenções e colaborações daqueles que trabalharão para a construção de uma escola verdadeiramente democrática”, assegurou.
A preparação para o dia de eleição contou com curso de capacitação para os gestores das escolas, eleições simuladas e reunião com estudantes. Em agosto, foi feita uma videoconferência direcionada aos gestores das 19 UREs, com o intuito de tirar eventuais dúvidas sobre o processo. Na ocasião da videoconferência, a coordenadora de Macropolítica da Educação, Ana Champoudry, explicou que “estamos iniciando uma nova etapa, que é o processo formativo. É importante o envolvimento de toda a comunidade nesse processo, pois estamos construindo uma nova configuração de escola com gestão democrática e participativa”, pontuou.
De acordo com a coordenadora do Processo Seletivo de Gestores, Francisca Lima Oliveira, ficou a cargo de cada uma das UREs a metodologia escolhida para estudo e replicação do material. “O material entregue serviu de suporte com orientações, textos e DVDs, e cada URE fez a opção de como trabalhar o material”, disse.
 Preparação nas UREs
Na URE Caxias, a gestora Lacy Assunção pontuou que a eleição para gestor é um marco na história da Educação do Maranhão. “Tivemos todas as etapas transcorridas em clima de muita tranquilidade. Todos se empenharam e tiveram a oportunidade de escolher”, pontuou.
Em Imperatriz, o processo da eleição seguiu rigorosamente as etapas estipuladas pelo edital do seletivo. De acordo com a gestora regional, Rosyjane Farias Pinto, “procuramos trabalhar com transparência e compromisso diante de tão importante acontecimento para a história da educação maranhense”, explicou.
Sobre os preparativos para a eleição, ela pontuou: “vários trabalhos de conscientização foram realizados nas escolas, a fim de que houvesse uma consciência política para o processo. Nossas expectativas são as melhores, pois acreditamos que há um desejo da comunidade escolar em fazer parte dessa escolha de gestores, através de um processo literalmente democrático”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário