A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

quarta-feira, fevereiro 17, 2016

Caso da criança de Chapadinha pode não ter sido erro médico


Corpo da criança completamente atingido pela reação alérgica. Foto reprodução Blog do Minard
Corpo da criança completamente atingido pela reação alérgica. Foto reprodução Blog do Minard
O caso do menino Daniel da Silva Bastos, de 8 anos de idade, atendido no Posto de Saúde do bairro Areal em Chapadinha com dor de cabeça e febre pode não ser erro médico. A criança foi medicada com ibuprofeno e paracetamol e desencadeou uma reação alérgica grave. Conforme informações de enfermeiras que atenderam a criança no Hospital da Criança em São Luís, o menino pode ter desencadeado a Síndrome de Stevens-Johnson.
A Síndrome de Stevens-Johnson é uma reação alérgica grave, habitualmente após o uso de certos medicamentos, podendo atingir tanto adultos quanto crianças. A reação é imprevisível e ocorre por uma característica do sistema imunológico do indivíduo. Os sintomas aparecem após a administração do medicamento apresentando febre alta e erupções cutâneas podendo atingir a pele e mucosas. A pele fica com aparência de queimaduras e em casos graves pode levar à morte.
Os medicamentos mais comuns são os antibióticos, anti-inflamatórios não-esteróides, anticonvulsivantes e analgésicos. Os mais citados em estudos são amoxilina, penicilina, sulfonamidas, dipirona, paracetamol, ibuprofeno, piroxicam e os fármacos ditos como “medicamentos controlados”, como o gardenal.
De acordo com especialistas, a síndrome é rara e afeta indivíduos com predisposição à reações medicamentosas. Infelizmente não tem como saber se a pessoa é predisposta ou não, principalmente no caso de crianças.
Blog Hospital de Base faz um alerta para o uso indiscriminado de certos medicamentos e a automedicação. E até mesmo o uso associado de fármacos como foi o caso do menino Daniel ao ser medicado tanto com paracetamol quanto ibuprofeno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário