A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

sexta-feira, agosto 26, 2016

Hemomar de Pinheiro realiza campanha de doação de sangue em Santa Helena



Em parceria com a  Secretaria Municipal de Saúde de Santa Helena, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) - Hemonúcleo de Pinheiro, realizou ontem quinta-feira 25, coleta de  sangue naquela cidade.

Segundo a Diretora do Hemonúcleo, enfermeira Ana Paula, nessa época do ano há uma redução no número de doações apesar da demanda está aumentando, o que torna necessária uma mobilização em outros municípios para manter a quantidade de bolsas de sangue doadas.


“O banco de sangue sempre está precisando de doação. Ao longo dos anos o número de pessoas que doam constantemente cresceu, mas é importante que a população saiba que a necessidade de transfusões também aumentou. Por isso, estamos fazendo essa mobilização.  Queremos agradecer o sucesso dessa coleta à população de Santa Helena, aos nossos servidores do Hemonúcleo e ao secretário de saúde do município, dr. Fred Lobato e toda a sua equipe, que nos deu todo o apoiamento necessário " disse a diretora.

Ana Paula disse ainda que a partir de agora uma equipe de coleta externa do Hemomar estará em diferentes municípios fazendo coleta externa, facilitando o acesso daqueles que não podem se deslocar até a sede da Hemomar em Pinheiro e os proximos municipio a serem visitados será Presidente Sarney e Turilândia.
Critérios para doação
Todas as orientações podem ser disponibilizadas na sede do Hemomar. Mas, basicamente, além de estarem saudáveis, os doadores precisam ter entre 16 e 69 anos – sendo que menores de idade precisam do consentimento formal do responsável legal, ter peso acima de 50kg, não ter evidência clínica ou laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue como hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas, e não fazer uso de drogas ilícitas injetáveis.
Além disso, há impedimentos temporários, como gripe ou resfriado, febre, gravidez e pós-parto. No dia da doação é necessária apresentação de documento com foto, expedido por órgão oficial. Após a doação o intervalo para uma próxima coleta é de 90 dias para mulheres e 60 dias para homens.



Nenhum comentário:

Postar um comentário