A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog do Herasmo Leite

21 de dez de 2016

PINHEIRO - PARA GARANTIR GOVERNABILIDADE, ALÉM DE TER MAIORIA NA CÂMARA, LUCIANO GENÉSIO PRECISA TER UM LÍDER FORTE E CONCILIADOR.  O SUPLENTE RONALD COQUEIRO É O NOME MAIS INDICADO PARA O CARGO.

Os últimos acontecimentos na Câmara de Vereadores mostram a necessidade do prefeito eleito Luciano Genésio em ter no Parlamento Municipal um líder forte  e conciliador, que seja mais do que um simples “servir de ponte” entre os Poderes Legislativo e Executivo. Não temos dúvidas que entre os edis que fazem parte da base de sustentação do próximo governo existem nomes  capazes de executar um trabalho de excelência, mas é bom salientar que no inicio da administração as ações devam ser aprimoradas  da melhor forma possível. Então surge aí um nome com esse perfil conciliador e de liderança: o suplente de vereador Ronald Coqueiro, escolhido para assumir a pasta da Agricultura.

Mas para que Ronald possa desenvolver essa atividade de Líder do Governo, o próximo prefeito  terá que remover para secretarias ou outros órgãos do governo dois vereadores titulares, já que o escolhido para a pasta da agricultura ficou na segunda suplência.

Remover vereador eleito para empossar suplente é um caminho difícil de ser feito, porém,  para que haja um mínimo de governabilidade se faz necessário ter um líder forte e conciliador, afinal a governabilidade não é garantida tendo apenas uma maioria de vereadores.
Entenda o papel do líder do governo na Câmara
atividade exercida por um vereador na função de líder do governo é parte essencial do processo legislativo. Além de nortear a discussão e a votação de propostas, o líder acumula uma série de atribuições importantes, principalmente ligadas à articulação política e ao trabalho de unificação do discurso partidário.
Durante as votações, cabe ao líder expressar a opinião de quem ele representa: o governo.  

No plenário, cabe ao líder orientar a bancada quanto ao voto; falar por sua bancada no período destinado às comunicações das lideranças; e inscrever integrantes da bancada no horário destinado às comunicações parlamentares, solicitar regime de prioridade para propostas; solicitar o adiamento de votação de propostas em regime de urgência, entre outras atribuições. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário