A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog do Herasmo Leite

30 de dez de 2016

Um dos desafios do prefeito eleito de Pedro do Rosário, Raimundo Antonio (PR), é levar para o município o programa ‘Diques da Produção’

.Jorge Lobato (PCdoB) vice prefeito e Raimundo Antonio (PR), prefeito 

O programa ‘Diques da Produção’ foi lançado pelo Governo do Estado no último mês de julho para atender antigo anseio da população da Baixada Maranhense, que sofre, historicamente, com a entrada de água salgada pelos talvegues naturais (igarapés) nas áreas mais baixas da região e com a fuga de água doce dos campos inundáveis e Pedro do Rosário está entre os municípios contemplados com o programa. 
“Os ‘Diques da Produção’ têm o objetivo de garantir a contenção de água doce e o combate da salinização dos campos naturais inundáveis e implantar grandes canais que permitirão armazenar água para desenvolver projetos nas áreas da piscicultura, agricultura, pecuária, e, ainda, fazer recargas de água subterrâneas e melhorias do clima da Baixada Maranhense” disse o governador no lançamento do programa.
Em Pedro do Rosário está previsto a construção de barragens  que poderão ser usadas para irrigação, como proteção dos igarapés e dos mananciais de água doce do município, além da função de armazenamento de água para os animais e criação de peixes. O projeto se justifica por vários fatores, entre eles a redução dos índices de insegurança alimentar e de pobreza e a abrangência social e econômica com geração de trabalho, emprego e renda.
 Diques da Produção em Pedro do Rosário  beneficiará pescadores, agricultores familiares, quilombolas e extrativistas e ribeirinhos.  
Além de Pedro do Rosário, os seguintes municípios serão contemplados com o  programa ‘Diques da Produção’:
"Alcântara, Anajatuba, Apicum-Açu, Arari, Bacuri, Bacurituba, Bela Vista do Maranhão, Bequimão, Cajari, Cajapió, Cedral, Central do Maranhão, Conceição do Lago-Açu, Cururupu, Guimarães, Igarapé do Meio, Matinha, Mirinzal, Monção, Olinda Nova do Maranhão, Palmeirândia, Penalva, Peri Mirim, Pinheiro, Porto Rico do Maranhão, Presidente Sarney, Santa Helena, Santa Rita, São Bento, São João Batista, São Vicente Ferrer, Serrano do Maranhão, Viana e Vitória do Mearim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário