A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog do Herasmo Leite

31 de jan de 2017

8° Batalhão Bombeiros Militar de Pinheiro recebe um aerobarco, também conhecido por lancha pantaneira


O 8° Batalhão Bombeiros Militar do Município de Pinheiro realiza hoje pela manhã uma operação de treinamento com o primeiro aerobarco, também conhecido por lancha pantaneira, que foi adquirido através de um convênio do 8°BBM com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente.  O treinamento está sendo realizado realizado pelo capitão Lacerda,  que integra as fileiras da corporação na Capital do Estado.

Essa é mais  uma conquista do comandante do 8° Batalhão Bombeiros Militar de Pinheiro, que está sobre o comando do Tenente Coronel Hilton Nogueira Junior, o guardião da Baixada..

O aerobarco, também conhecido por lancha pantaneira, é um veículo de múltipla utilidade. É muito usado em em locais pantanosos, rios, lagos, lagoas, locais de difícil acessos a embarcações comuns, devido ao seu pequeno calado, (designação dada à profundidade a que se encontra o ponto mais baixo da quilha, ou seja, o ponto de sustentação da embarcação em relação a superfície), o que possibilita sua navegação em águas de até um palmo de lamina d'água ou lama.

O aerobarco é montado sobre uma estrutura plana, com um grande ventilador de polpa, fora d'água, sendo manobrado por um alavanca que movimenta os lemes, situados literalmente nas hélice que impulsionam  o barco, muito utilizados nos pântanos da Florida, nos Estados Unidos da América.

A comunidade pinheirense agradece  o apoio do Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Estado, coronel Celio Roberto Pinto de Araujo, pelo seu empenho na aquisição da embarcação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário