A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

27 de jan. de 2017

Hemonúcleo de Pinheiro começa na próxima segunda-feira ação de doação de sangue do Carnaval 2017


O Hemonúcleo de Pinheiro vai dar início na próxima segunda-feira (30), as coletas de sangue, com o objetivo de restaurar o estoque técnico para atender de forma adequada a demanda transfusional dos Hospitais públicos de Pinheiro e outros municípios da região no período do carnaval. O Hemonúcleo espera contar com a adesão da população para superar os transtornos no fornecimento de bolsas de sangue  na rede hospitalar, provocados pela queda nas doações de sangue no final do ano passado. Essa é uma situação esperada por causa das férias, das festividades de final de ano e do carnaval, período em que os doadores geralmente se afastam dos Serviços de Hemoterapia, por isso a necessidade da realização das coletas. 
 
As pessoas que não puderem doar poderão contribuir como facilitadores no processo de multiplicação de informações e divulgação das coletas, propiciando o envolvimento da sociedade no processo de doação de sangue de forma consciente e responsável. 
 
O Hemonúcleo de Pinheiro funciona à Mirtes Paiva, no Bairro Santa Luzia, ao lado do Hospital Antenor Abreu, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 14 às 17h. 
 
Pré-requisitos para a doação de sangue: Candidatos com boa saúde, idade entre 16 anos completos e 67 anos (aqueles com idade inferior a 18 anos devem ser acompanhados pelos pais para que autorizem formalmente a doação de sangue), e peso acima de 50Kg. É necessário portar documento oficial, original e com foto, pode ser carteira de identidade, carteira de trabalho, reservista ou habilitação, para garantir  a autenticidade do cadastro. Não precisa ir em jejum, basta evitar a ingestão de alimentos gordurosos. É totalmente desaconselhável o uso de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Os candidatos devem ter uma noite tranquila de sono e, como motivação, o prazer em doar um pouco de si e o compromisso com a coletividade.
 
Doar sangue não transmite doenças, o procedimento é simples, seguro e o material utilizado é de uso único e descartável. Homens podem doar até 4 vezes durante o ano e mulheres até 3 vezes, sem nenhum prejuízo para  a saúde. O intervalo mínimo entre as doações é de 60 e 90 dias, respectivamente para homens e mulheres.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário