A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

quinta-feira, janeiro 26, 2017

Hemonúcleo de Pinheiro precisa de doações para o período de Carnaval

Resultado de imagem para Hemonucleo precisa de sangue para o periodo de carnava
A diretora do Hemonúcleo de Pinheiro, enfermeira Ana Paula, reforça a necessidade de doações de sangue durante o período que antecede o carnaval. O atendimento é realizado no Hemonúcleo, localizado ao lado do Hospital Antenor Abreu, em Pinheiro, que estará aberta ao público diariamente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, exceto no domingo (07.02).

A enfermeira Ana Paula explica que como o carnaval é um feriado prolongado há um aumento no número de acidentes e, consequentemente, aumento da demanda por bolsas de sangue em procedimentos médicos. “Infelizmente é neste período que as doações caem. Para manter os estoques de bolsas de sangue em níveis seguros convidamos os doadores à prática de um gesto de amor ao próximo”, disse a enfermeira.

Ana Paula acrescenta que a unidade está conseguindo atender a demanda, mas a tendência é que o estoque fique cada vez mais baixo. “Para que isso não ocorra estamos fazendo esse chamamento. Precisamos que os doadores venham, porque existem alguns períodos do ano em que a procura reduz bastante, estamos nesse período agora", enfatizou.

Para ser um doador é preciso ter entre 16 e 68 anos, pesar mais de 50 quilos e estar com boa saúde. Menores de 18 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsável legal. Estar bem alimentado e portar documento oficial de identidade com foto são requisitos imprescindíveis para quem decide fazer a doação.

Doar sangue é um ato simples, tranquilo e seguro, que não provoca risco ou prejuízo à saúde. Além disso, a doação é voluntária, anônima, altruísta e não remunerada. Todo o processo de doação é rápido, seguro e indolor, levando cerca de 20 minutos. O ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano – homens a cada 60 dias e mulheres devem respeitar um intervalo de 90 dias entre as doações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário