A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

20 de mar. de 2017

Incrivel! Pinheirense não tem acesso a uma simples carteira de trabalho. Quem precisar do documento tem que ir à São Luis


Tenho visto muitas reclamações nas redes sócias sobre a problemática da emissão da Carteira do Trabalho em Pinheiro. Na verdade esse documento não é mais emitido na cidade e qualquer pessoa que necessite do mesmo tem que se descolar até a capital do estado para obtê-lo.

Na última sexta-feira o debate nas redes sobre esse assunto foi grande. Uma internauta escreveu contando sua saga para tentar tirar uma carteira de trabalho. Aquele documento que é um DIREITO do cidadão, que PAGOU imposto para que pudesse ter, e a qual é indispensável para se obter um EMPREGO FORMAL, sobretudo em época de CRISE.

A aventura da internauta em busca de garantir seu direito é só mais uma em centenas e centenas de desventuras no qual os pinheirenses são vítimas, graças existência de um sistema burocrático, obscuro, hermético e caótico, onde impera a má vontade dos políticos e resolver a situação.
Segundo a internauta, há messe ela tenta fazer um agendamento para emissão de carteira de trabalho. O site do Ministério do trabalho, porém, só faz agendamentos para São Luis.

“Decidi tentar a sorte grande me deslocando à São Luis, até um Viva mais próximo. Chegando lá, quase não tinha ninguém – nem sequer tinha fila para as atendentes. “Ah que beleza, eu finalmente resolvo esse inferno hoje mesmo!”, pensou.

"Doce ilusão. Após abordar uma das atendentes sobre a emissão da carteira, ela me informou de muita má vontade que eles só atendiam por… agendamento. Eu a informei que estava tentando fazer isso havia meses pelo site do governo, mas nunca conseguia, e então ela me dá um papelzinho com um site alternativo e um número de telefone.

Perguntei se não poderia fazer o agendamento ali na hora, já que eu estava ali em pessoa. Claro que não. Tive que voltar para Pinheiro sem a minha Carteira do Trabalho” disse a internauta.

Isso é o que a pessoa comum enfrenta todo o dia. Para conseguir adquirir um direito basilar do cidadão, é melhor estar preparado para insistir meses e enfrentar a completa falta de informação não só dos sites, mas dos próprios funcionários. E tem gente que ainda acha que você tem mais é que dar graças a Deus por isso. Porque aparentemente perder o seu dia, perder emprego por falta de documentação, perder dinheiro se locomovendo e de quebra ser tratado como idiota é um privilégio.

Como diz meu amigo Samuquinha, o meu sonho é que todos os serviços do governo fossem tão eficientes quanto é a cobrança de impostos, incluindo ai o Imposto de Renda

Veja alumas postagens nas redes sociais sobre a falta de emissão da Carteira do Trabalho em Pinheiro:

“Foi suspenso porque agora as CTPS's, são digitalizadas e, não disponibilizamos do material e máquinas para tal! Em suma, essa área continuamos no atraso, infelizmente”.

“Acontece que esse órgão e do Ministério do Trabalho e só pode assumir os postos funcionários de carreira, a todos já sabem como a maioria dos funcionários efetivos, principalmente os federais se comportam como se fossem semi Deuses”.

“Precisamos denunciar essa situação, pois Pinheiro não é um beco de cidade, muito pelo contrário, é a capital da baixada maranhense. Pois já era pra ter esse serviço aqui. Vamos cobrar de nossos Vereadores pra resolver essa situação, afinal eles nos representam”.

“Ontem duas Meninas foram me pedir informações sobre aonde se tira Carteira de Trabalho, então falei só na Capital do Estado e, é necessário dar duas viagens, uma para fazer e, outra para receber. Saíram tristes pois além de não poderem ser contratadas por uma Empresa, não se disponibilizavam de dinheiro para dar uma viagem, quanto mais duas. Lamentável!!!!!”

Nenhum comentário:

Postar um comentário