Iniciativa do Governo auxilia na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama. Foto: Divulgação
O Governo do Estado atendeu 130 mulheres durante o mutirão de mamografia no Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, em Pinheiro. Além das moradoras da cidade, mulheres acima dos 40 anos de Zé Doca e Viana também realizaram o exame. Desde a implantação do serviço, em outubro de 2016, já foram realizadas 1.492 mamografias.
O mamógrafo, instalado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) no Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, é o primeiro da Baixada Maranhense. O procedimento preventivo detecta qualquer alteração suspeita e o câncer de mama, além de auxiliar o médico no diagnóstico precoce e tratamento.
No primeiro dia do mutirão, que teve início na última segunda-feira (15), foram feitos 41 exames. Na terça-feira (16), 42 mulheres tiveram acesso ao serviço e, na quarta-feira (17), 47 pacientes realizaram a mamografia, totalizando 130 exames. A moradora de Pinheiro, Silvene Pinto Araújo, de 46 anos, destacou a importância da ação.
Paciente realizando mamografia no mutirão. Foto: Divulgação
“Muitas mulheres precisam, assim como eu [da mamografia], e não faziam porque a dificuldade era muito grande e o mutirão resolveu esse problema”, pontuou a paciente, que descobriu uma alteração na mama ao fazer o autoexame.  “O autoexame é um salvador de vidas. Eu tinha um nódulo na mama esquerda e descobri fazendo o toque na mama”, completou Silvene Pinto Araújo.
A diretora geral do hospital, Denise Boás, disse que o diagnóstico precoce da doença ajuda a tornar o tratamento eficaz. “Se diagnosticada com antecedência, as chances de cura da doença aumentam. O hospital teve como objetivo atender o maior número de mulheres da região na faixa etária de risco para prevenir a doença”, avaliou a diretora.
Na gestão do governador Flávio Dino, o Hospital Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago, inaugurado em setembro de 2015, fortaleceu a rede de serviços de saúde do Maranhão. Em 2016, o Regional de Pinheiro realizou 825.482 atendimentos de janeiro a dezembro. A gestão do hospital é realizada pelo Instituto Acqua.