A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog do Herasmo Leite

6 de mai de 2017

Hospital Macro Regional de Pinheiro realiza ação em comemoração ao Dia Mundial de Higiene das Mãos

O Hospital Macro Regional Dr. Jackson Lago realizou ontem 05, uma  ação em comemoração ao Dia Mundial de Higiene das Mãos. A diretora do Hospital, enfermeira Denise Boás disse que o hospital realizou entre os seus servidores uma campanha de conscientização sobre a nescidade dos mesmo lavarem as mão com mais cuidado. "Lavar as mãos é uma medida importante que previne e controla as infecções. Com essa ação, a Secretária de Estado de saúde e o Instituto Acqua estão promovendo Segurança do Paciente" disse a diretora. 
O dia 5 de maio (2009-2020) foi definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como dia mundial de higiene das mãos.
A cada ano, centenas de milhões de pacientes em todo o mundo são afetados por infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), consideradas como um dos eventos adversos (EA) mais frequentes nos serviços de saúde.
Os micro-organismos resistentes podem ser transferidos ao paciente por meio das mãos dos profissionais de saúde. Ressalta-se que a resistência aos antimicrobianos reduz ou impede a eficácia de qualquer tratamento para a prevenção e cura de infecções.
Assim, a higiene das mãos é a principal ação para reduzir a transmissão de infecções e microrganismos resistentes, consistindo em uma das medidas essenciais para a prevenção e controle das IRAS, promovendo a segurança de pacientes, profissionais e usuários dos serviços de saúde.
A preocupação com a prevenção da infecção deve ser reforçada nos serviços de saúde, sendo fundamental a prática da higiene das mãos em todos os processos de cuidados, tais como inserção de dispositivos invasivos, manipulação da ferida cirúrgica, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário