A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

18 de jul. de 2017

Dra. Thaíza Hortegal vai coordenar ação de doação de sangue que será realizada pela prefeitura durante programação de comemoração do aniversario de Pinheiro.


Uma parceria entre a prefeitura de Pinheiro e o Hemonúcleo vai garantir a realização de uma ação de doação de sangue nos próximos dias 30 e 31 de agosto. Essa ação será realizada dentro da programação de aniversário da cidade, que acontece no dia 03 de setembro e as coletas deverão ser realizadas no CEMP. A ação tem o apoio do prefeito Luciano Genésio, que já anunciou que vai abrir a campanha doando uma bolsa.

A primeira dama, Dra. Thaíza Hortegal,  foi escolhida para ser a coordenadora dessa ação social e solitária, que vai envolver todas as secretárias do município. A primeira reunião com os responsáveis pelas pastas está marcada para o próximo dia 02 de agosto, no CEMP. 

“O objetivo da ação é contribuir para o estoque de bolsas e informar sobre a importância das doações de sangue, principalmente no atendimento às vítimas de trânsito. De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde, nos primeiros cinco meses deste ano 32 pacientes vítimas de acidente de trânsito necessitaram da transfusão de algum tipo de hemoderivado” disse a médica.

A ação vai contar com a participação de servidores de todas as secretarias da Prefeitura e das pessoas que desejam aderir ao movimento. Nesses dois dias,  materiais informativos e brindes serão distribuídos aos doadores.


Para ser doador, é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos (desde que a primeira doação seja até os 60 anos), estar acompanhado de responsável legal (se tiver menos de 18 anos), ter mais de 50kg (homens) e 55kg (mulheres), apresentar documento original com foto, não estar em jejum (mas evitar alimentos gordurosos, como leite, ovos, frituras e frios nas três horas que antecedem o procedimento) e ter repousado por 6 horas no mínimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário