A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

19 de jul. de 2017

Festejo de Santo Inácio de Loyola, padroeiro de Pinheiro, terá inicio no próximo sábado 22


O padroeiro de Pinheiro, Santo Inácio de Loyola, terá seus festejos realizado entre os dias 22 (sábado), com uma grande programação de abertura, à 31(segunda-feira), dia dedicado ao Santo. 

Os organizadores do evento religioso estimam que mais de 30 mil pessoas irão participar dos festejos nesses dez dias de programação.
Este ano o tema tem ligação direta com o despreendimento. “Sair do próprio amor, desejo e interesse”,  e o lema nos remete a um sentimento de misericórdia:  “Tendes os mesmos sentimentos de Cristo”.
Santo Inácio de Loyola foi o fundador da Companhia de Jesus, conhecida como os jesuítas, ordem que desempenhou um papel importante na contrarreforma. O santo mestre dos discernimentos de espíritos é também padroeiro dos exercícios espirituais, dos retiros e dos soldados.
O processo de conversão de Santo Inácio começou ao ler o livro ‘Vida de Cristo’, assim como ‘Flos sanctórum’. Ao refletir sobre essas leituras e a vida dos santos, questionava-se a si mesmo: “E se eu fizesse o mesmo que São Francisco ou São Domingos?”.

São João Paulo II assinalava que Inácio “soube obedecer quando, recuperando-se das suas feridas, quando a voz de Deus pulsou com força no seu coração. Foi sensível às inspirações do Espírito Santo”.
“Ad Majorem Dei Gloriam”, que significa em latim “Para a maior glória de Deus” foi o lema com o qual o santo mais se identificou, assim como “Rogue a Deus por todos os que como tu desejamos estender o Reino de Cristo, e fazer amar mais o nosso Divino Salvador”.
Uma das grandes obras deixadas por Santo Inácio é o livro ‘Exercícios Espirituais’. O Papa Pio XI indicou em uma oportunidade que o método inaciano de oração “guia o homem pelo caminho da própria abnegação e do domínio dos maus hábitos para os mais altos cumes da contemplação e o amor divino”.
O Papa Francisco, o primeiro Pontífice jesuíta na história da Igreja, ao celebrar a festa do seu fundador em 2013, refletiu e recordou a seus irmãos da Companhia o lema que os identifica ‘Iesus Hominum Salvator’, que os chama a ter sempre como centro Cristo e a Igreja, a quem devem servir.

Santo Inácio morreu no dia 31 de julho de 1556. Paulo V o beatificou em 1609 e foi canonizado por Gregório XV em 1622. Na cidade de Roma (Itália), os restos mortais do santo são venerados na Igreja de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário