A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

segunda-feira, julho 31, 2017

Governo abre temporada do Aulão do Enem no próximo sábado

Resultado de imagem para Governo abre temporada do Aulão do Enem no próximo sábado
Foto ilustração


Fonte: Secti      
Texto: Elizete Silva
31/07/2017

O Governo do Estado inicia no dia 5 de agosto o cronograma de aulas do programa pré-universitário Aulão do Enem. Este ano, a megarrevisão será levada para 94 municípios maranhenses, um número quase cinco vezes maior que o da primeira edição realizada em 2015. O objetivo do programa, coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), é preparar estudantes maranhenses, sobretudo os da rede pública, para o Exame Nacional do Ensino Médio, porta de entrada para o ensino superior. A abertura oficial do Aulão do Enem 2017 acontece na manhã do sábado (5) em Santa Luzia do Paruá e vai contar com a presença do secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada.

Os primeiros municípios a receber a megarrevisão, além de Santa Luzia do Paruá, são Codó, Colinas, Mirador e Porto Franco. Timbiras e Estreito também serão atendidas. “O Aulão do Enem deste ano consolida essa iniciativa importante do governo Flávio Dino. De 20 municípios no primeiro ano, passamos para 65 no segundo ano, e, agora, 94 cidades na terceira edição do programa”, frisou o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada.

Uma das novidades deste ano, segundo revelou Jhonatan Almada, é que a secretaria já disponibilizou todas as aulas preparatórias na Plataforma Negro Cosme -   http://negrocosme.secti.ma.gov.br/start/ - possibilitando ao aluno que queira estudar em casa acesso às aulas por meio da internet. “Outra novidade que temos este ano é a incorporação de um módulo, que é o Aulão da Cidadania, que vai trabalhar conceitos como cidadania e desenvolvimento junto aos jovens que participarem de todas as aulas do aulão”, informou o secretário.

O conteúdo das disciplinas de português, matemática, química, história, geografia, biologia, física, literatura, língua estrangeira, redação e sociologia será repassado por uma equipe de professores com vasta experiência em curso pré-vestibular contratados pela Secti. Eles vão percorrer todas as regiões do Estado levando mais conhecimento aos jovens do interior que sonham em ingressar em uma universidade e precisam de um reforço nos estudos.

Muitos desses jovens não têm condições de pagar um curso preparatório para o Enem ou não têm acesso em seus municípios a cursinho pré-vestibular. As megarrevisões devem atrair um grande número de estudantes das cidades e localidades vizinhas. Servidores da Secti serão deslocados para os municípios para ajudar na organização do evento que tem a parceria das prefeituras.

Cronograma de Aulas 

O cronograma de aulas segue até dia 28 de outubro, sempre aos finais de semana. A cada final de semana a megarrevisão será levada a municípios diferentes contemplando estudantes de todas as regiões do Maranhão. Em média são realizados, em cada final de semana, aulas em cinco cidades diferentes.

O Aulão do Enem, em São Luís, e em Imperatriz segue um cronograma diferente de aulas. Em São Luís as aulas acontecem a partir do dia 30 de setembro com megarrevisão aos sábados e domingos, se estendendo até o dia 22 de novembro. A expectativa é que este ano o número de alunos seja ainda maior que o de 2016 quando foi registrada a participação de mais de dois mil alunos nos dias da revisão.

Em Imperatriz, a megarrevisão também começa dia 30 de outubro, seguindo com aulas todos os sábados até o dia 21 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário