A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

5 de jul. de 2017

Hemonúcleo de Pinheiro e Secretaria de Saúde de Cururupu mobilizam os municípios da região para a campanha de doação de sangue nesta sexta-feira 06, em Cururupu



 

O Hemonúcleo de Pinheiro, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Cururupu, vai realizar campanha de doação de sangue no próximo dia 06 de julho na cidade de Cururupu.

O Hemonúcleo de Pinheiro vai realizar nesta quinta-feira 06 de julho, na cidade de Cururupu, a campanha de doação de sangue “Santo Doador – sua atitude faz milagre”. A ação acontecerá a partir das 08:30 hs, na Unidade de Saúde Flávio Silva, centro da cidade, e se estenderá até as 17:30 hs. Os nove municípios da região do litoral participam trazendo doadores para a coleta. O objetivo é manter o abastecimento do estoque de sangue do Hemonúcleo de Pinheiro e da Agencia Transfusional de Cururupu.

A enfermeira  Ana Paula, diretora do Hemonúcleo de Pinheiro, disse que esta é a primeira campanha de doação de sangue em Cururupu realizada pelo Hemonúcleo. “Antes as campanhas eram realizadas pela equipe de coletas externas do Hemomar de São Luis, mas a partir de agora será o Hemonúcleo de Pinheiro  o responsável pelas coletas em Cururupu e demais cidades do litoral norte” disse a enfermeira.

O Hemonúcleo, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde do município, está oferecendo toda estrutura necessária para a ação, garantindo  realizar os mesmos procedimentos feitos no centro oficial de coleta, em Pinheiro.

Para fazer a doação, além de estarem saudáveis, os doadores precisam seguir alguns requisitos:
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de consentimento formal do responsável legal);
- Estar com peso acima de 50kg;
- Não ter evidência clínica ou laboratorial de doenças transmissíveis pelo sangue como hepatites B e C, Aids (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas, e não fazer uso de drogas ilícitas injetáveis;
- Gripe ou resfriado, febre, gravidez e pós-parto são impedimentos temporários.

No dia da doação é necessária a apresentação de documento com foto, expedido por órgão oficial. Após a doação, que dura cerca de quatro minutos, o intervalo para uma próxima coleta é de 90 dias para mulheres e 60 dias para homens. E quem doa, segundo o Hemonúcleo, pode receber uma declaração atestando a doação para fins de comprovação e justificativa junto ao trabalho, caso seja necessário.

Postado por Asscom / Prefeitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário