A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

terça-feira, setembro 12, 2017

Em parceria com o Hospital Macro Regional, prefeituras e Igrejas, Hemonúcleo de Pinheiro realiza coletas de sangue em vários municípios da Baixada



Resultado de imagem para AÇÃO DE DOAÇÃO DE SANGUE
Dentro da programação de comemoração dos dois anos do aniversário do Hospital Macro Regional de Pinheiro “Dr. Jackson Lago, que acontecerá no próximo dia 08, o Hemonúcleo de Pinheiro estará realizando ação para doação voluntária e coleta de sangue em vários municípios da Baixada Maranhense. 

Segundo a diretora do Hemonúcleo, enfermeira Ana Paula, serão realizadas 08 ações externas, conforme o calendário de coleta abaixo, programado para o mês de setembro.
Dia 14 – Junco do Maranhão
Dia 15 – Alcântara
Dia 20 – Presidente Sarney
Dia 25 – Hospital Macro Regional de Pinheiro
Dia 26 – Santa Helena
Dia 27 – CEMP -  Pinheiro
Dia 28 – São Bento
Dia  29 - Mirinzal
 Resultado de imagem para enfermeira ana paula hemonuceo de pinheiro
Ana Paula informou que as ações serão realizadas pela equipe multiprofissional  de coleta externa do Hemonúcleo, composta de 15 funcionários, sendo um médico, três enfermeiros, três técnicos de enfermagem, um bioquímico, um  biomédico, um auxiliar de laboratório, dois recepcionistas, um auxiliar administrativo, um  auxiliar de serviços gerais e um motorista, que neste caso se somarão aos profissionais dos municípios onde as coletas serão realizadas. 

 “As bolsas coletadas serão processadas no Hemonúcleo  e distribuídas para as unidades de saúde de Pinheiro e municípios da região, de acordo com a demanda”, disse Ana Paula.

Ela explicou, ainda, que para as instituições e prefeituras que se interessarem em ser parceiras e ajudar a organizar uma coleta externa de sangue, o procedimento a ser feito é encaminhar um pedido ao Hemonúcleo, que analisará a viabilidade e agendará data para coleta. “A instituição parceira deve disponibilizar um local adequado para receber as cadeiras para doação de sangue e salas para pré-triagem e triagem e coleta mínima de 50 bolsas de sangue”, acrescentou.

Já os voluntários dispostos a fazer a doação e ajudar a salvar vidas também devem cumprir algumas regras essenciais. Para doar sangue é indispensável que o doador tenha entre 16 e 77 anos de idade, e ter doado pelo menos uma vez em casos que a idade ultrapasse 60 anos. Em caso de menor idade deve o mesmo portar autorização dos pais ou responsáveis legais, por meio de consentimento formal.

Além disso, é necessário que goze de boa saúde, tenha peso acima de 50 quilos, esteja devidamente alimentado, não tenha tomado bebida alcoólica por um período de até 12 horas antes da coleta, nem fumado pelo menos duas horas antes.
Os homens devem respeitar um prazo mínimo de dois meses e as mulheres de três a contar da última doação. Para as gestantes ou mães amamentando a doação não é recomendada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário