A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

sexta-feira, dezembro 15, 2017

Sebrae realiza mais de mil atendimentos na Agritec Cururupu


Os atendimentos foram realizados entre capacitações em sala de aula e participantes que visitaram as clínicas tecnológicas promovidas pela instituição, nos três dias de Feira.

A cidade de Cururupu, localizada na microrregião do Litoral Ocidental Maranhense foi a escolhida para encerrar o ciclo de 2017 das Feiras da Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão (Agritec). Está foi a 14ª edição do evento, que acontece desde 2015 em diversas cidades do Maranhão.
A feira foi realizada no período de 7 a 9 de dezembro e foi um sucesso de público, milhares de pessoas passaram pela praça sesquicentenário. O Sebrae alcançou números recordes nesta edição do evento, foram mais de mil atendimentos entre capacitações em sala de aula e participantes que visitaram as clínicas tecnológicas promovidas pela instituição.

O diretor superintendente do Sebrae Maranhão, João Martins, participou da 14ª Agritec e destacou o sucesso que foi a Feira. “Foi incrível ver todas as salas de aula da Agritec Cururupu completamente lotadas, isso prova que os empreendedores do campo da região do Litoral Ocidental estão sedentos por conhecimento, o Sebrae se orgulha em ser parceiro na realização da Agritec e poder contribuir para o crescimento desses empreendedores. Tenham absoluta certeza que onde houver um pensamento de crescimento para o estado do Maranhão, independente do segmento, o Sebrae estará presente, contribuindo com tudo aquilo que pudermos”, afirmou Martins.
Ao todo, foram 2.290 pessoas capacitadas na Agritec Cururupu. O número fica ainda mais impressionante quando contabilizadas as quatorze edições da feira; mais de 25 mil pessoas passaram pelas salas de capacitação do evento.
Sediar um evento da magnitude da Agritec é um marco para o município, foi o que disse a prefeita de Cururupu, professora Rosinha.“Esse evento vai deixar para todos os cururupuenses um legado de conhecimento e muito mais do que isso, um sentimento de orgulho por ter sediado um evento de tamanha grandeza. Provamos que a nossa região tem um potencial enorme em todas as áreas”, afirmou Rosinha.

A Agritec Baixada Ocidental foi uma realização do Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria Estadual da Agricultura Familiar, com a co-realização do Sebrae e apoio da Prefeitura Municipal de Cururupu, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma), Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e diversas entidades, sindicatos, associações e movimentos.

“As 14 edições já realizadas da Agritec deixam um legado de muita esperança por meio de conhecimento, tecnologia, experiência, comercialização, acesso a crédito e terra e isso tudo só foi atingido graças as parcerias que tornaram as Agritecs possíveis, como o Sebrae”, disse o secretário estadual da Agricultura Familiar, Adelmo Soares.

A agricultora familiar, Marilurde Mendes Mafra, comercializou durante os dois dias de evento hortaliças cultivadas em sua pequena propriedade na zona rural do município de Cururupu, ela também aproveitou para participar das capacitações que estavam sendo oferecidas durante a feira.
“Eu aprendi um monte de coisas novas. Aprendi até a fazer estufa, coisa que eu não sabia. Agora vou voltar pra casa com conhecimento e com o dinheiro que ganhei aqui vou pagar umas contas e montar a minha estufa pra aumentar a minha hortinha”, disse satisfeita a agricultora.

Juntos, os agricultores familiares comercializaram mais de sessenta e três reais durante os três dias de feira. A Agritec Cururupu também oportunizou acesso ao crédito ao pequeno empreendedor do campo, onde mais seiscentos mil reais em contratos com instituições financeiras foram celebrados.
“Para nós que compomos a unidade regional do Sebrae em Pinheiro, que atende toda a região, foi um desafio contribuir na realização de mais uma Agritec. Os resultados nos deixam com a consciência do dever cumprido e prontos para os novos desafios que nos forem apresentados”, concluiu Graça Fernandes, gerente regional do Sebrae em Pinheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário