A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

sábado, fevereiro 17, 2018

AGRADECIMENTOS AO INSTITUTO HISTÓRICO E GEOGRÁFICO DE GUIMARÃES.



Por Elizeu Cardoso

Foi com imenso prazer que soube neste fim de tarde que ontem, dia 16 de fevereiro de 2018, foi fundado o Instituto Histórico e Geográfico de Guimarães no prédio da Prefeitura Municipal. Demonstrando assim, a grandeza deste município que tantas mulheres e homens ilustres têm revelado ao Maranhão.
Meu pai, Napoleão Cardoso se tornou um dos patronos do Instituto, cujo ocupante será o meu tio Paulo Oliveira (Paulíver) com vasto trabalho de pesquisas e poesias, composição de hinos e elaboração de bandeiras municipais. Posse marcada para o dia 11 de março de 2018, as 17h, no prédio da Organização Assistencial Vimaranense (ORAVI), em Guimarães .
Papai sempre foi um apaixonado pelo Maranhão, desde às Ilhas Canárias onde nasceu, até as cidades por onde morou como Alcântara, Guimarães, São Luís e Pinheiro. Das muitas lições deixadas, duas nos marcaram profundamente: a sua visão humanista e o estímulo à curiosidade. Vivia fazendo perguntas, folheando dicionários, escrevendo,
reelaborando elementos da natureza em seu artesanato e praticando a sua fé em comunhão com a humanidade. Um portador da esperança, herdeiro das utopias. Mesmo tendo sido vereador, jamais desacreditou da política e até o fim da vida esteve se posicionando conforme suas visões de um mundo mais justo.
Luz e vida ao Instituto recém-criado e que possa continuar e fomentar o trabalho de conhecimento e pertencimento da geo-história desta terra que tanto enobrece o nosso Estado. Guimarães, a pérola encrustada na baía de Cumã e brinco do Atlântico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário