A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

3 de mai. de 2018

Em parceria com a prefeitura, Carreta da Mulher Maranhense fez mais de 300 atendimentos em Porto Rico do Maranhão


A Carreta da Mulher Maranhense fez  mais de 300 atendimentos
em Porto Rico do Maranhão


No final do mês de Abril, precisamente nos dias 23, 24 e 25, as mulheres de Porto Rico do Maranhão  tiveram acesso a exames preventivos, exames Mamográficos, aferição de glicemia e pressão arterial e outros serviços, através do  Programa Carreta da Mulher Maranhense, que  tem percorrido os municípios do Maranhão levando um conjunto de ações direcionadas às mulheres,  que vão do atendimento à saúde ao enfrentamento à violência contra a mulher.

A Carreta da Mulher Maranhense chegou a Porto Rico em parceria com  governo do Estado e prefeitura,  através da Secretaria Municipal de Saúde.  

A relevância desse tipo de programa que chegou aos Porto Riquenses é importante,  porque,  segundo o Instituto Nacional do Câncer, o número de novos casos de câncer  aumentam a cada ano e pesquisas de saúde indicam que  no Maranhão está a maior proporção de mulheres entre 50 e 69 anos que nunca fizeram mamografia.

Na carreta foram disponibilizados serviços de orientação jurídica e sócio–assistencial, palestras sobre a Lei Maria da Penha, saúde da mulher negra, bolsa família, nutrição e exame de papanicolau que previne o câncer do colo de útero.

Para a coordenadora do Programa Mulher Maranhense, Tereza Cristina Gonçalves, a adesão do município de Porto Rico foi importante para o sucesso da ação. “Foi muito bom contar com o apoio da prefeita Tatyana Mendes e equipe, tanto na divulgação da carreta, quanto dos profissionais cedidos para as ações. A prefeitura foi muito importante durante o trabalho de mobilização. Só temos que agradecer pela parceria”, disse a coordenadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário