A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

12 de mai. de 2018

Município de Presidente Sarney realiza Dia D da vacinação no sábado (12) -



A Prefeitura de Presidente Sarney está promovendo neste sábado, 12 de maio, o “Dia D” da Campanha de Vacinação Contra a Gripe. As unidades de saúde do município estão funcionando desde as de 7h atendendo as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários. A Secretaria Municipal de Saúde  informa que é essencial a apresentação de um documento de identificação e da carteira de vacinação.

Idosos a partir dos 60 anos; gestantes; crianças com mais de seis meses e menos de cinco anos; mulheres que deram à luz há até 45 dias deverão comparecer ao Posto de Saúde mais próximo de casa para receber a dose da vacina. Pacientes com doenças crônicas, como asma, diabetes, entre outras, poderão ser vacinados, desde que apresentem indicação médica com justificativa. A campanha também prevê a imunização de professores e profissionais da área da saúde.

A Prefeita Valéria Castro afirma que o Governo do Estado disponibilizou  as doses da vacina para serem administradas durante o Dia D de vacinação. “O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, nos enviou as doses da vacina para atender a necessidade do nosso município”, disse a Prefeita Valéria Castro.

A secretária municipal de Saúde, Clerislene Nogueira,  afirma que a meta do município é imunizar 95% do público-alvo. “A produção de anticorpos leva, em média, de duas a três semanas, por isso a importância da vacinação. A campanha segue até o dia 1º de junho e nossa meta é atender 95% do público-alvo. Durante o Dia D de Vacinação as UBS estarão administrando a vacina até às 17h”, disse a secretária.

A gripe é causada pelo vírus influenza e os principais sintomas são febre alta, seguida de dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça, coriza e tosse seca. A transmissão se dá de pessoa para pessoa, através do contato com secreções das vias respiratórias por meio de conversas, tosses ou espirros provenientes de pessoas contaminadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário