A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

12 de jul. de 2018

Iniciativa da prefeita Tatyana Mendes vai garantir ação de doação de sangue em Porto Rico do Maranhão

Prefeita Tatyana Mendes, prefeita de Porto Rico do
Maranhão, vai liderar ação de doação de sangue no município


Uma parceria entre a Prefeitura de Porto Rico do Maranhão e Hemomar de Pinheiro vai possibilitar a realização de uma Campanha de Doação de Sangue no município, que fica localizado na região do Litoral Norte Maranhense, à 130 Km de Pinheiro.
Com data ainda a ser definida, a campanha receberá o nome de “Porto Rico do Bem”  e terá como objetivo incentivar a doação de sangue e também fazer a coleta dos doadores.
A inciativa foi da prefeita Tatyana Mendes,  que  falou sobre a importância da ação, destacando que a população de Porto Rico pode ajudar a salvar vidas. “É um gesto muito bonito e importante. Através da doação de sangue podemos salvar vidas de pessoas que nem se quer conhecemos. Isso é fazer o bem ao próximo e todos devemos praticar o bem. Iremos realizar essa ação, pois sabemos que muitas pessoas querem doar, mas por falta de informação ou de oportunidade terminam sem praticar esse gesto tão importante. Queremos que a coleta atinja grandes números e que esses doadores doem outras vezes também”, frisou a prefeita.
A Diretora do Hemomar de Pinheiro, enfermeira Ana Paula, falou da parceria com a prefeitura de Porto Rico. “A prefeita Tatyana, que é médica, sabe da importância de campanhas como essa que vamos realizar no seu município. Vai ser gratificante contarmos com o apoio da  prefeita e dos demais porto-riquenses nessa importante missão de salvar vidas”, disse a diretora.
Saiba quem pode doar sangue:
·        Homens e mulheres com idade entre 18 completos e 65 anos 11 meses e 29 dias.
·         Peso: acima de 50 Kg.
·         Gozar de boa saúde.
·         Ao apresentar-se para doação, o doador deverá apresentar documento de identificação com fotografia, emitido por órgão oficial;
·         Não ter tido Hepatite, Malária ou Doença de Chagas.
·         Não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis, como Sífilis, Gonorréia, AIDS, etc.
Para proteger a sua saúde e a do paciente é importante:
·         Não ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 24 horas antes da doação. Obedecer ao prazo de doação: 90 dias (três meses) para homens e 120 dias (quatro meses) para mulheres.
·         Não estar grávida ou amamentando.
·         Não estar fazendo uso de medicação ou tratamento médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário