A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

10 de out. de 2019

Prefeitura de Presidente Sarney promoveu na última terça-feira 08, a VII Conferência Municipal de Assistência Social.


Com o tema: “Assistência Social: direito do povo, com financiamento público e participação social”, a Prefeitura de Presidente Sarney, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal de Assistência Social promoveram na última terça-feira 08, VII Conferência Municipal de Assistência Social. O evento foi realizado nas dependências do Salão Paroquial e reuniu autoridades, lideranças comunitárias, representantes de entidades, público geral.
De acordo com  a prefeita Valéria Castro, que esteve presente ao evento, a Conferência acontece a cada dois anos e visa avaliar a situação da Política Municipal de Assistência Social na implementação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), bem como aprovar as propostas elencadas pela Sociedade Civil e Poder Público acerca da Política de Assistência Social. “O encontro foi muito positivo, superando as expectativas, já que houve a colaboração da população ao elencarmos as propostas que objetivam ampliar as melhorias de atendimento e assistência à população”, destacou a prefeita.

A Secretária Municipal de Assistência Social e da Mulher, Lurdes Moraes, disse que a Conferência Municipal de Assistência Social é um espaço de mobilização para a participação social e que a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), e a Norma Operacional Básica do SUAS (NOB/SUAS 2012) preconizam as conferências como instância que tem como foco a avaliação da Política de Assistência Social e a construção de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social.
“Realizar uma Conferência não é uma ação isolada dentro da Assistência Social, porém resultado de um processo de diálogo e democracia em nível de gestão pública. Partindo desse princípio, considero que a participação popular e o envolvimento dos usuários do SUAS foram fundamentais para que a conferência exerça seu papel e cumpra com seus objetivos legais, através da mobilização da população”, afirmou a secretária.



Durante a Conferência, plenárias temáticas foram realizadas com grupos de trabalho distintos, listando as propostas prioritárias que serão levadas a Conferência Estadual. Ainda na oportunidade, foram eleitos novos membros do Conselho Municipal de Assistência Social, cuja gestão se estenderá pelos anos de 2019 a 2021, e de delegado e seu respectivo suplente que representarão o município na Conferência Estadual de Assistência Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário