quinta-feira, outubro 14, 2010

Terço dos Homens será criado em Bom Viver no próximo dia 30


A Paroquia de Pinheiro, segundo Alam, um dos líderes do movimento, possue 07 grupos do Terço dos Homens, que funcionam nas Igrejas da Imaculada, Matriz, São José, Santa Rita, Santa Terezinha, São Pedro e Santa Luzia. O proximo grupo a ser criado será o da Comunidade de Bom Viver, que funcionará na Igreja de São José, padroeiro do povoado. O inicío dos trabalhos acontecerão no próximo dia 30 de outubro, as 19:30 horas. Toda a comunidade está convidada a participar.

O Terço dos Homens trata-se de uma moderna e inclusiva forma de divulgação da Palavra de Deus, através da Oração do Terço em reuniões masculinas.

Percebeu-se historicamente que, principalmente os homens, começaram a se afastar da Oração e, em conseqüência, de Deus e da Igreja.

Em 10 de Setembro de 1950, em Santa Maria-Rs, na Estação de Trem da Cidade, o Diácono – João Luiz Pozzobon recebeu a Imagem da Mãe Rainha para levá-la às famílias. Em torno dele se formou um grupo de aproximadamente 100 homens. Com esta aproximação, percebeu Pozzobon que era uma ótima oportunidade para resgatar e mobilizar a participação do setor leigo masculino na Igreja. Iniciando assim o Terço dos Homens.

O tempo passou e a semente plantada por Pozzobon rendeu frutos, como por exemplo experiências em 1996 em Maceió/AL um grupo de homens, cerca de 60, rezavam o Terço quinzenalmente. Em 1997 em Jaboatão/PE, a Sra., Oneida Araújo, Coordenadora da Campanha da Mãe Peregrina em Jaboatão dos Guararapes, implantou o primeiro Terço dos Homens em Pernambuco, na Igreja do Livramento. Em 1998 foi implantado no Santuário da Mãe Rainha em Olinda/PE com o Pe. José Pontes.

Diante destas experiências positivas, e com o apoio do PE. José Pontes e PE. Miguel Lencaster, tornou-se um movimento vitorioso, o Terço dos Homens começou a ganhar mais expressão e expandir-se em outras Paróquias de todo o Brasil, principalmente no Nordeste. Dados recentes mostram que há centenas de grupos de Terço dos Homens. Em 2005 já havia cerca de milhares de homens na Região Nordeste, envolvidos na Oração do Terço dos Homens.

O objetivo do Terço dos Homens é fomentar entre o corpo masculino da Igreja, o comprometimento com a oração, com a evangelização, com a mudança de vida e com a transformação do ambiente em que vivem e trabalham.

Cada Grupo de Terço dos Homens usa camiseta personalizada onde consta a Imagem da Mãe Rainha, o nome do Grupo, Dia e Hora do Terço e telefone de contato.

No Ceará a idéia maravilhosa do Terço dos Homens, foi iniciada em 2003. A Campanha do Terço dos Homens veio para Fortaleza, por intermédio do Pe. Miguel Lencaster e iniciada na Igreja da Glória, no Bairro da Cidade dos Funcionários, com o apoio do Pároco local, PE. Sales, no dia 18 de Novembro de 2003 com 86 Homens e hoje com mais de trezentos homens, todas as terças-feiras as 20:00 horas. Rapidamente espalhando-se pelas demais Paróquias, não só de Fortaleza, mas de outras Cidades do Interior do Estado.

Na Paróquia de Nossa Senhora de Fátima, Bairro do mesmo nome, o Terço dos Homens foi iniciado em 08 de Março de 2004. Apresenta-se como um dos fortes destaques daquela Catequese, já que, semanalmente reúne mais de 300 membros. A terceira Igreja a implantar o movimento mariano em Fortaleza, foi a Igreja Nossa Senhora da Piedade, no Bairro Joaquim Távora.

Participam pessoas de todas as idades e ali cria-se um clima de amor verdadeiro onde os frutos são cada vez mais presentes.

Durante o Terço dos Homens, são feitas agradecimentos por graças alcançadas e também, ora-se pelos enfermos, pelos encarcerados, pelos desempregados, pelos aflitos, enfim, por toda a humanidade.

Também abre-se espaço para que familiares do sexo feminino, possam participar do Terço dos Homens, geralmente na primeira semana de cada mês, inicialmente com o Terço e em seguida com a Santa Missa, cria-se oportunidade para a integração familiar no âmbito da Igreja.

A experiência do Terço dos Homens tem gerado grande graças religiosas e pessoais, transformações de vidas. Pais de família libertos do álcool e drogas ilícitas, lares reestruturados e casamentos felizes, são demonstrações verdadeiras do “Poder da Oração”.

Outro aspecto importante é que através do Terço, trabalhos sociais como distribuição de alimento para as pessoas mais necessitadas, já vem sendo implantados por alguns Grupos.

Por tudo isso é que o Terço dos Homens é tão valioso para todos nós. A força da oração, a integração entre a ala masculina da Igreja, o entendimento do valor da família, os trabalhos sociais, a libertação dos vícios, a reorganização financeira, o aumento da fé e, enfim, a melhoria substancial da vida cristã, são frutos constantes daqueles que freqüentam com fervor as reuniões.

Um comentário:

  1. SÃO MUITAS GRAÇAS ALCANÇADAS ATRAVÉS O TERÇO DOS HOMENS EM PIRACURUCA - PIAUÍ INICIAMOS EM 2008 COM APENAS 11 HOMENS E HOJE TEMOS CADASTRADO 70 HOMENS, E CADA SÁBADO VAI AUMENTANDO CADA VEZ MAIS A PRESENÇA DOS HOMENS NO TERÇO, SOU FELIPE COORDENADOR DO TERÇO DOS HOMENS DA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO CARMO.felipetercodoshomens@hotmail.com

    ResponderExcluir