terça-feira, junho 04, 2019

Capacitação do Selo UNICEF chega a Pinheiro com o tema proteção à criança e adolescente contra as violências




Cerca de 150 representantes municipais de assistência social de 36 municípios são esperados no evento que explicará o que os municípios precisam fazer para receber o Selo UNICEF

Acontecerá  nesta quarta-feira 04, a partir das 14 horas, no Auditório da UFMA – Campus de Pinheiro, a abertura do 4º Ciclo de Capacitação do Selo Unicef – Polo Pinheiro.

Cerca de 150 representantes municipais, tais como, secretários municipais de Assistência Social, articuladores locais do Selo UNICEF, representantes de Conselhos de Direito de Crianças e Adolescentes e dos Conselhos Tutelares de 45 municípios das regiões de Pinheiro, Viana, Santa Inês e Zé Doca, estão sendo esperados no evento, que terão como palestrantes a Dra. Ofélia Ferreira,  coordenadora do escritório do Unicef no Maranhão e o Dr. Penaldon Jorge, superintendente de Articulação Política do Governo do Estado em Pinheiro.

A metodologia a ser utilizada inclui trabalhos em grupo, palestras e exercícios práticos sobre estratégias para o enfrentamento e prevenção ao trabalho infantil, violência sexual, racismo, homicídios e implementação de medidas sócio-educativas em meio aberto.


Proteção no Selo UNICEF - Com uma metodologia que tem se mostrado exitosa em ampliar exponencialmente o conhecimento e a capacidade de pequenos municípios sobre os direitos da infância, foi nesta edição, de 2017 a 2020, que o Selo UNICEF incluiu os temas ligados à proteção de crianças e adolescentes, assegurados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Nas capacitações nos quatro polos do Maranhão, são abordados os temas da oferta de serviços integrados às crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência, notificação de situações de violência e trabalho infantil, serviços de atendimento socioeducativo em meio aberto, estratégias de proteção ao direito à vida de adolescentes e contra a violência, e estratégias de promoção da igualdade racial.

Atenção especial aos mais vulneráveis - A vulnerabilidade social de meninos e meninas está presente em diferentes formas no território nacional. Por conta da intensificação de sua gravidade, o tema se tornou prioridade para ser trabalhado pelo Selo UNICEF em todos os municípios engajados na iniciativa. No trabalho infantil, 2,5 milhões crianças e adolescentes no Brasil vivem essa realidade, segundo estudo lançado pelo UNICEF em 2018, sobre os impactos da pobreza na infância.


Selo UNICEF - O Selo UNICEF é realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com o Instituto Peabiru, contando com o apoio do Governo do Estado do Maranhão, e a parceria estratégica com Cemar, Celtins, Energisa, Neve, Amil e RGE. A certificação internacional reconhece avanços reais e positivos para a vida de crianças e adolescentes. Receber o Selo UNICEF significa que os municípios realizaram esforços, por meio de políticas públicas, para promover, proteger e garantir direitos de meninos e meninas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário