A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

segunda-feira, março 26, 2012

Depois de muitas negociações, o Ministério de Pesca e Aqüicultura anunciou que até o dia 15 de abril irá liberar o pagamento do seguro dos pescadores de Pinheiro.



 O período do Seguro Defeso, etapa 2011-2012 encerra no próximo dia 31 de março e os pescadores artesanais de Pinheiro, filiados a Associação dos Pescadores,  Sindicado e Colônia  ainda não receberam o pagamento do benefício que deveria ser liberado em dezembro de 2011.
Alguns pescadores estão enfrentando dificuldades até para comprar alimentos.
 “Sem pescar, agente não tem mais condições de ir ao comercio comprar fiado, porque ninguém quer vender mais. Tá difícil nosso situação”, relata a pescadora Terezinha, de Nova Ponta Branca.
Pedro Lucio Barros , 41 anos, morador do Bairro do Sete  e pescador há mais de 30 anos disse que precisa do seguro desemprego para sustentar a família. “Eu deveria ter recebido a primeira parcela no final de dezembro passado, fui ao banco e nada. Ainda estou esperando”, afirmou o pescador, em relação aos pagamentos. Pedro  está sobrevivendo de “bicos” que faz na comunidade. Ele relatou que vive exclusivamente da pesca e não consegue pagar as contas de água, energia.
A jovem pescadora Margarete  Silva , 25 anos, se encontra na mesma situação. Ela também aguarda o recebimento do seguro. Mãe de uma filha pequena, Margarete contou que está se virando com o dinheiro que recebe do programa social Bolsa Família.  “Se não fosse essa ajuda eu nem imagino como estaria sobrevivendo. Estou precisando muito do seguro, pois não posso pescar por causa da piracema”, explicou a pescadora.

As entidades que representa os pescadores no município atribuem o atraso do pagamento a questões políticas.
A presidente da Colônia de Pescadores do município, Selma Durans, denunciou que uma manobra de políticos da região tentou a todo custo impedir o pagamento do seguro “Uma portaria do Ibama deixou Pinheiro de fora do programa de seguro-defeso, pago pelo Governo Federal aos pescadores durante o período de reprodução dos peixes”, teria dito a presidente.
O jornalista John Cutrin, do Jornal Pequeno, denunciou o que estaria acontecendo com os pescadores de Pinheiro.
“Uma  manobra do deputado federal Sarney Filho, aliado de Filuca Mendes e do deputado estadual Victor Mendes. Como foi o Partido Verde quem indicou o ministro da Pesca e Aquicultura,  o parlamentar maranhense se acha no direito de impedir o pagamento dos pescadores pinheirenses com a desculpa de que não vai fortalecer o inimigo político, no caso o prefeito do município.

O prefeito, acompanhado pela presidente Selma, estiveram várias vezes em Brasília, tentando resolver o problema. Depois de muitas negociações, na semana passada o Ministério de Pesca e Aquicultura anunciou que até o dia 15 de abril irá liberar o pagamento do seguro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário