A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

sexta-feira, maio 20, 2016

Erica Sousa convoca alunos que ainda não se inscreveram no Enem para fazer suas incrinções


"A única porta para a universidade é o Enem. Portanto, para você fazer um curso superior, nescessáriamente, você,  que está concluindo ou que já concluiu o ensino médio deve aproveitar essas últimas horas e fazer sua inscrição. Hoje é o último dia. A inscrição é feita pela internet e para quem não tem acesso a essa tecnologia, em Pinheiro existem pelo menos três  locais que disponibilizam o acesso para você: O CE Dom Ungarelli, o Unidade Regional de Educação - URE e o Campus da UFMA". 
O Alerta é da pré candidata a vereadora Erica Sousa, que está engajada nesse campanha para que um maior numero de pessoas participem do ENEM. "Quanto maior o número de pinheirenses inscritos no Enem, maior o número de   pinheirenses que terão acesso ao ensino superior!", explica Erica. 
Passo a passo para evitar surpresas antes das provas.
O pagamento da taxa de inscrição, cujo valor é de R$ 68, deve ser feito até as 21h59 de quarta-feira, 25 de maio, em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos correios. Concluintes do ensino médio, matriculados em escola pública ou participantes que declararem carência estão isentos deste valor. 
O Enem deste ano tem uma estimativa de 8 milhões de inscrições, sendo 2,2 milhões de estudantes que estão no último ano do ensino médio. A estimativa deve ser superada, pois os números desse ano até agora são melhores que no mesmo período da edição de 2014, quando 9 milhões de pessoas se inscreveram.
Provas
As provas do Enem 2016 serão aplicadas em 1.716 municípios, nos dias 5 e 6 de novembro, em virtude das eleições que acontecem no mês de outubro. Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, pontualmente, enquanto o início das provas está previsto para as 13h30. O Cartão de Confirmação da Inscrição continuará sendo disponibilizado apenas pela internet. 
No primeiro dia, os candidatos terão 4h30 para responder 90 questões objetivas sobre as áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No segundo, serão concedidas 5h30 para as 90 perguntas sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias mais Redação. 
Estude no Brasil Escola
Com o objetivo de contribuir no processo de preparação dos estudantes, o Brasil Escola vai transmitir videoaulas gratuitas ao longo do ano, até a realização do Enem 2016. Os participantes também podem testar seus conhecimentos no simulado Enem, conferir dicassobre os conteúdos cobrados no Exame, resolver provas anteriores do Enem e estudar nosite do Brasil Escola.
Importância do Enem
A inscrição no Enem 2016 permite que o candidato concorra às vagas oferecidas pelas instituições públicas de ensino superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e às bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de educação superior, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni). 
Ele também pode participar do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), para cursos técnicos; do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), do Programa Ciência sem Fronteiras, obter certificação de conclusão do ensino médio e ingressar em instituições de ensino superior de Portugal


Mais informações podem ser obtidas pelo Edital do Enem 2016 ou pelo telefone 0800-616161.

Nenhum comentário:

Postar um comentário