A implantação de escolas de ensino médio em tempo integral e o foco nos projetos de vida dos alunos foram os destaques da aula inaugural do Centro Educacional de Tempo Integral Dom Ungarelli, em Pinheiro, que aconteceu na tarde desta segunda-feira, 21. Os estudantes foram recebidos pela equipe técnica e pelos professores da escola.
O evento contou com a presença do Gestor da Unidade
Regional de Educação de Pinheiro – URE, professor Ribinha Dias, da professora
Natália Vido, Assessora de Planejamento do Programa de Educação Integral da Secretária
de Estado da Educação, com os diretores, professores e funcionários
da escola.
Segundo o
Professor Ribinha, para ofertar educação de tempo integral, a escola passou por
uma ampla reforma e adequações, assim como os professores participaram de
qualificação profissional para se adequarem a este novo modelo pedagógico
proposto.
“Inicialmente 160 alunos do primeiro ano do ensino
médio serão beneficiados com o programa.
Até o ano 2020 toda a escola passará a
funcionar em tempo integral, oferecendo uma política pedagógica voltada para a
transformação dos sonhos dos estudantes em projetos de vida. Além disso, os
alunos terão acesso a salas de aula temáticas, aulas práticas, disciplinas
eletivas, estudos dirigidos e uma série de mudanças curriculares que têm como
objetivo formar nesses alunos o protagonismo juvenil para eles entrarem tanto
na universidade quanto no concorrido mercado de trabalho” disse o professor.
A professora
Natália Vido, que representou o Governo do Estado na aula inaugural, destacou que o Programa vai ao encontro às
políticas educacionais da Seduc, cujo foco é o aluno. “Muita coisa vai mudar na
dinâmica pedagógica dessa escola que está sendo preparada para ajudar os alunos
a transformar seus sonhos em projetos de vida”, destacou a professora.
A
diretora geral da escola, professora Graça, destacou a transformação pela qual
a unidade educacional passou para receber o projeto de Educação de Tempo
Integral e reforçou suas expectativas para o futuro. “Este é um modelo novo de
educação, livre de vícios. Espero ver nossos alunos saindo daqui preparados para
o futuro”, frisou a diretora.
Do ponto
de vista dos pais dos estudantes, a implantação da educação em tempo integral
no ensino médio é mais uma possibilidade de futuro para os jovens. “Para mim e
para a minha filha é muito bom ter
ensino em tempo integral, pois eu posso trabalhar tendo a certeza de que ela está
na escola. Acho que, com toda essa mudança, vai ajudar muito a ela decidir
qual faculdade fazer e o futuro que quer ter”, destacou um pais de aluna.
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