Dia 27 de janeiro será feriado municipal em Pinheiro, em alusão a data de chegada do Padre Luis Risso em nossa cidade.
O próximo dia 27 de janeiro será feriado municipal em Pinheiro, em alusão a data de chegada do Padre Luis Risso em nossa cidade. O autor do Projeto de Lei aprovado por unanimidade na Câmara, na seção realizada no dia 10 de agosto do ano passado foi de autoria do então vereador Alessandro Montenegro.
Segundo o ex-vereador, o feriado é uma homenagem justa ao Padre Luís Risso por seu trabalho e dedicação ao município de Pinheiro ao longo de sua vida.
Padre Luis Risso nasceu na cidade de Roma, na Itália e chegou em Pinheiro em 1.960, na condição de padre, pertencente a congregação dos Missionários do Sagrado Coração, vindo a falecer no dia 10 de março de 2022.
PADRE LUÍS RISSO E A SUA MISSÃO EM PINHEIRO
No início chegou um grupo, composto de 9 integrantes, o ano era 1946, a comunidade eufórica, dirigiu-se a beira do rio em festa. Eram os Missionários do Sagrado Coração vindos da Itália, com a missão de trabalhar em prol da comunidade de Pinheiro. Padre Risso era natural de Roma, Italia, filho de dona de casa e de pai, militar, da Força Aérea Italiana.
Aos 9 anos Luis Risso decidiu seguir o caminho do pais, mas logo mudou de opinião e entrou para o seminário, se tornando sacerdote, mandado por seus superiores em missão para a cidade de Pinheiro, missão desafiadora por ser em outro continente, distante de sua terra natal. Não sabia o que iria encontrar, porém este era o seu destino.
Em 1960, finalmente chegou o Pe Risso em nossas terras, encontrando uma cidade pequena, com muito trabalho a ser feito. E assim deu inicio a suas atividades de Evangelização, na época com 30 anos de idade, forte e decidido, foi à luta. Seu espírito “construtor” foi realmente despertado após um acidente que vitimou uma criança no bairro do Fomento. O telhado da igreja desabou, e decidiu destruir a velha igreja e reconstruí-la.
Amparado pela Providência Divina, daí em diante não parou mais com as atividades de evangelização e de cunho educacional, além de obras da construção civil que foram surgindo, sempre buscando o apoio de benfeitores, amigos, comerciantes e governos local. Por ser um homem visionário, de fé e acima de tudo honesto, sempre foi atendido em suas solicitações.
O Pe Risso manteve até os últimos dia de vida várias escolas, pois acreditava que uma criança que recebesse educação e alimentação, tem por tendência a ser uma criança saudável e posteriormente um adulto comprometido para com sua família e sua comunidade.
Respeitado e admirado pelo seu trabalho, Padre Risso deixou como exemplo a paixão e dedicação em trabalhar em favor do próximo e um profundo amor pelas crianças.
Comentários
Postar um comentário