Pinheiro - Apesar das poucas chuvas, rio Pericumâ aumente volume de água

A forte seca que causou a baixa do Rio Pericumã já está sedo revertida, apesar das poucas chuvas que caíram na região. De acordo com pescadores e ribeirinhos, já é possível perceber aumento no volume do rio. A possibilidade das aguas aumentarem nos dias é grande devido as previsões de mais chuvas caírem na região, principalmente nas nascentes do rio.

Seu Raimundinho, foto abaixo, morador do Bairro da Matriz e experiente pescador do Pericumã, explica que o rio sofreu em 2024 uma das maiores seca dos últimos tempos, em função da seca causada pela diminuição das chuvas nas áreas de nascente e também por falta de manejo da Comporta, que fica sempre aberta, desperdiçando as água, que descem para Oceano Atlântico.

"O certo é que episódios de grandes secas do rio estão cada vez mais frequentes e mais agudos, prejudicando as populações ribeirinhas e inviabilizando a circulação de canoas e outras pequenas embarcações características da região, acarreta na falta de abastecimento de alimentos e água potável", disse o pescador. Ele sinaliza que uma das hipóteses das secas pode ser em função das mudanças climáticas.




 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FICHA SUJA.

Planeta Bizarro

feliz aniversário pai...