PINHEIRO Seminário para discutir criação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Pericumã, acontecerá no próximo dia 1º de abril no Auditória da UFMA - Campus de Pinheiro
O evento tem como objetivo promover a conversa e discutir sobre a importância da participação da comunidade na gestão sustentável da água. O público-alvo direcionou-se a professores, estudantes, pesquisadores, pescadores, ribeirinhos, técnicos e representantes de entidades públicas, privadas e do terceiro setor que atuam com a temática da gestão da água e do meio ambiente.
“O seminário vai aprofundar as reflexões sobre a importância da gestão da água no âmbito da Bacia do Pericumã, que deságuam no Oceano Atlântico.
O QUE É UM COMITÊ DE BACIA HIDROGÁFICA?
Um comitê de bacia hidrográfica é um órgão colegiado que reúne representantes de diversos setores da sociedade, como governo, usuários da água (como indústrias, agricultores e prestadores de serviços), organizações não governamentais (ONGs) e outras partes interessadas, com o objetivo de promover a gestão integrada e sustentável dos recursos hídricos de uma determinada bacia hidrográfica.
A bacia hidrográfica é uma área territorial onde todas as águas (rios, córregos, lagos, etc.) convergem para um mesmo sistema de drenagem. Portanto, um comitê de bacia é responsável por discutir e propor ações de gestão dos recursos hídricos dessa região, visando a preservação da água, a resolução de conflitos entre os usuários e o planejamento de políticas públicas relacionadas à água.
As principais funções de um comitê de bacia hidrográfica incluem:
-
Elaboração e acompanhamento do Plano de Bacia: Um plano que define as diretrizes para o uso e conservação dos recursos hídricos.
-
Controle e fiscalização do uso da água: Garantir que os recursos hídricos sejam utilizados de maneira equilibrada e sustentável.
-
Promoção da educação e conscientização ambiental: Informar a população sobre a importância da preservação dos recursos hídricos.
Promoção de soluções para a resolução de conflitos relacionados ao uso da água.
-
Gestão dos recursos financeiros e das taxas de uso da água: Muitas vezes, esses comitês são responsáveis por administrar os recursos financeiros provenientes da cobrança pelo uso da água.
Esses comitês desempenham um papel crucial na implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos no Brasil e em outros países que adotam modelos similares para a gestão de seus recursos hídricos.
Comentários
Postar um comentário