A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

terça-feira, fevereiro 23, 2010

Bequimão:


Projeto Digital leva acesso à internet sem fio para estudantes e órgãos públicos.

Uma Rede Corporativa (cidade digital) foi inaugurada no último sábado (20/02), pelo prefeito Antonio Diniz, de Bequimão. A rede fornece conexão e infra-estrutura de banda larga para órgãos públicos do município, um telecentro, que também foi entregue para a comunidade e espaços públicos.
Como parte do programa de inclusão digital da prefeitura, A Rede Corporativa é realizada em parceria com o governo Federal, através do programa Bolsa Escola. Segundo Antonio Diniz, a prefeitura de Bequimão investiu nesse programa para garantir uma melhor gestão da administração pública, através da internet, e a área de cobertura da rede de comunicação é abrange todas as secretarias do governo municipal e um telecentro, que vai atender alunos da rede municipal de ensino.
Diniz ressalta que a proposta da prefeitura é garantir uma rede pública de alta qualidade para acesso a internet. A iniciativa pretende garantir conexão em infra-estrutura de acesso à internet em banda larga sem fio a todos os setores da administração publica municipal e aos estudantes que irão participar de cursos no telecentro.
A infra-estrutura da rede sem fio é composta por várias estações de rádio base central com torres de 30 metros de altura.
A Rede Corporativa de Bequimão vai permitir instalação de câmeras de vídeo em edifícios públicos com transmissão ao vivo e também o monitoramento simultâneo de atendimentos no hospital, além de internet gratuita em pontos a serem definidos pela administração municipal, marcação de consultas e instalação de internet nas escolas.
Centro de Inclusão Digital
O prefeiro Antonio Diniz entregou ainda a comunidade do município um Centro de Computação, com oito computadores interligados à rede Corporativa de Internet.
Instalada em um moderno prédio no cento da cidade, o Centro de Computação faz parte de um projeto da Prefeitura que visa capacitar e levar informática à boa parcela da comunidade pinheirense.
Sua localização é estratégica para atender o maior número de pessoas. O acesso aos computadores é totalmente gratuito. Para isso haverá monitores contratados pela prefeitura, que coordenarão as atividades no Centro.
Para utilizar os serviços disponibilizados basta que o cidadão obedeça o regulamento interno da casa que prevê, entre outras coisas, horário para visitação.
O prefeito Antonio Diniz disse que o Centro de Computação amplia a inclusão social e vai colaborar para os estudantes aprimorarem suas pesquisas e fundamentalmente vai oferecer mais oportunidades para a população mais carente.
Na avaliação do prefeito, o acesso à informática reduz as fronteiras sociais; por isso é fundamental que o município facilite o acesso. “Criar um Centro de Computação Municipal é mais uma forma de facilitar o acesso à informática”, disse o prefeito

Nenhum comentário:

Postar um comentário