A prefeitura de Presidente Sarney realizou nesta sexta-feira (20), no Salão Paroquial, o 1º Fórum Comunitário Selo Unicef Município Aprovado.
A abertura do evento contou com a presença da prefeita Valéria Castro, de secretários,
vereadores, representantes do Selo
Unicef na cidade e representantes da sociedade civil.
O município aderiu ao Programa
Selo UNICEF e tem como articuladora municipal a Secretária de Assistência Social Lurdes Moraes. De acordo com a
secretária, a realização do Fórum é o comprometimento de mais uma etapa
essencial para a conquista do Selo. “Várias pessoas da comunidade representando
os diversos segmentos sociais estiveram presente ao evento analisando a
situação da infância e da adolescência,
além de formular propostas para o Plano Municipal de Ação do Selo UNICEF.
A prefeita Valéria Castro
explicou que o Selo UNICEF é um reconhecimento internacional que será concedido
pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, aos municípios que mais
se destacam na garantia dos direitos das crianças e adolescentes. “Umas das
estratégias é incentivar e fortalecer a participação das comunidade na melhoria
de vida das nossas crianças, promovendo atividades como os fóruns, sendo esta
uma grande oportunidade de ouvir como a comunidade avalia e o que ela tem a
propor em relação às políticas públicas municipais na área da infância e da adolescência” ressaltou a prefeita.
O Selo UNICEF Município
Aprovado é uma estratégia do UNICEF realizada em parceria com os municípios, com o objetivo de promover a melhoria da
qualidade de vida das crianças e adolescentes. Os municípios que se inscrevem no Selo assumem
o compromisso de elaborar, em um processo participativo, um diagnóstico da
situação da população de zero a 17 anos e um Plano Municipal de Ação para
enfrentar os principais problemas que afetam as meninas e meninos.
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