Câmara de Pinheiro aprova Moção de Parabenização endereçada ao ex-presidente José Sarney, em homenagem aos seus 95 anos, que acontecerá na próxima quinta-feira.

 


A Câmara de Vereadores de Pinheiro, aprovou durante sessão realizada nesta terça-feira 22, uma Moção de Parabenização endereçada ao ex-presidente José Sarney em homenagem aos seus 95 anos, que acontecerá na próxima quinta-feira, 24. A matéria é de autoria do vereador Herasmo Leite, subscrita pelos demais vereadores da Casa Legislativa.

Em sua justificativa,  o vereador diz que é impossível contar a história recente do Brasil sem citar o nome José Sarney. Dono de uma trajetória singular, Sarney é um dos raros brasileiros a ter chefiado o Poder Executivo e o Legislativo. Foi o primeiro presidente civil após 24 anos de ditadura militar e o mais longevo político do país. Na próxima quinta-feira 24, completa 95 anos de vida pública. No Senado, onde passou 38 anos, presidiu a Casa por quatro vezes. Mais do qualquer outro desde o Império.

Aos quase 95 anos, Sarney repassa sua trajetória política, relembra momentos-chave da transição democrática, afirmando que o Parlamento é o “coração” da democracia, e sustentando que, ainda que seja alvo constante de críticas da sociedade, o Congresso Nacional é o espaço de garantia e manifestação da democracia. 

— Se não existe Parlamento, não existe democracia. O coração da democracia é o Parlamento. Quando o Parlamento não existe, a democracia não existe. Um Parlamento forte é uma democracia forte — afirma.

Maranhense nascido no município de Pinheiro (MA), em 24 de abril de 1930, Sarney foi testemunha e protagonista de vários momentos históricos do país. Ingressou na política em 1954. Depois de dois mandatos como deputado federal, foi governador do Maranhão (1966-1970). Chegou ao Senado em 1971, durante a ditadura militar, quando era filiado à Arena, o partido governista. 

Embora fosse um novato na Casa, Sarney foi prontamente acolhido por um grupo de políticos experientes dedicados a preservar o funcionamento do Congresso. Integravam a seleta turma nomes como Daniel Krieger, Amaral Peixoto, Magalhães Pinto e Franco Montoro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FICHA SUJA.

Planeta Bizarro

feliz aniversário pai...