Morador do povoado Madeira registra um urubu na caixa d'água sem tampa, que abastece a comunidade. Imagem viralizou nas redes sociais. Risco de contaminação é iminente. Vereador pede solução imediata para o problema.
Preocupado com o bem estar da população, o vereador Herasmo Leite protocolou na secretária da Câmara uma indicação endereçada ao executivo municipal, solicitando a substituição de uma velha caixa d'água, sem tampa, por uma nova, já que a velha caixa que abastece a comunidade está servido de poleiro para urubus, causando uma série de riscos à saúde pública e à integridade do sistema de abastecimento de água.
O registro foi feito por um morador da povoação e a foto com a ave de rapina pousada na borda da caixa d'água viralizou nas redes sociais.
Segundo o vereador Herasmo Leite, urubus são aves necrófagas, que se alimentam de carniça e carregam uma grande quantidade de bactérias, vírus e parasitas em suas penas, patas e fezes. Se essas aves pousam na borda do reservatório e defecam ou entram em contato direto com a água, há alto risco de contaminação .
O infectologista Dalci Albuquerque Filho, membro da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, alerta para os riscos de deixar destampado um reservatório de água destinada ao consumo humano. "Primeiramente isso pode se tornar um criadouro do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças como zikavirose, chikungunya e febre amarela.”
O outro risco são as infecções intestinais que podem acontecer. Se esses animais estão tendo acesso a esse reservatório, provavelmente estão soltando dejetos na água. Nada impede que esse urubu carregue um pedaço de animal morto e esse pedaço caia na água. Se esses animais estão tendo contato com a água, então essa água está imprópria para o consumo humano.
Comentários
Postar um comentário