Durante as comemorações de do primeiro ano da escavação do Igarapé do Meio, na região do Gama, a Alvorada Motos, em parceria com a Prefeitura, promoveu uma demonstração de corrida de motos, na modalidade Veloterra. O Gerente Fábio, da Alvorada, falou ao Blog sobre esta modadliade esportiva.
Veloterra ou Velocidade em Terra consiste em uma modalidade esportiva do motociclismo cuja pista tem como característica básica um bom traçado com curvas bem projetadas e onde vários pilotos possam ao mesmo tempo disputar posições sem saltos. A emoção maior está centrada exatamente nas disputas curva a curva. Outra característica básica é que nesta modalidade existe categorias para quase todos os modelos de motocicletas existentes, ou seja, da 135cc, também chamada Espelhinho (motos de rua), até as motos Importadas de até 450cc.
O vencedor da prova define-se normalmente pelo número de voltas, ou seja 10 minutos mais duas voltas para as nacionais e 15 min. As pistas para a corrida são mistas, mas as melhores são as de terreno arenoso e macio.
O circuito para a disputa da modalidade é uma pista de terra, num misto entre autódromo e motocross, sem obstáculos, sendo o traçado feito com curvas de média e alta velocidade e retas onde o piloto possa usar toda a potência de seu equipamento. A largura dá para 2, 3 ou até 4 motos disputar posições. A ousadia, reflexos e habilidade dos competidores são colocados à prova, testando a coragem e limites, onde em certas curvas as máquinas derrapam em alta velocidade, proporcionando grandes disputas e empolgando o público com pegas emocionantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário