A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

terça-feira, junho 22, 2010

Lista do TCU tira pelo menos 25 do páreo da disputa por vagas na Assembléia Legislativa e Câmara Federal

por Marco D'Eca |


Se depender da lista de inadimplentes do Tribunal de Contas da União (TCU) pelo menos 25 pré-candidatos a deputado estadual e federal estão fora das eleições de outubro.

Alguns atualmente no exercício do mandato e suplentes que acabaram de assumir.

A lista do TCU serve de base para que o Ministério Público impugne candidatos com problemas de prestação de contas no órgão federal. Desde 2006, a Justiça Eleitoral tem entendido que estes inadimplentes não podem ser candidatos e indefere seus registros.

Na atual lista, há um deputado federal (José Vieira Lins (PR)), e um estadual (José Lima (PV)), os suplentes Celso Rocha (PMDB), Reinaldo Calvet (PSL), Márcia Marinho (PMDB) e Ricardo Archer (PMDB), além de vários ex-deputados estaduais e federais e ex-prefeitos.

Entre os ex-deputados federais estão Antonio Joaquim Araújo (PP), Paulo Marinho (PSC) e Elizeu Freitas (PMDB).

Na lista de ex-deputados estaduais inadimplentes estão Wilson Carvalho (PDT), Rubens Pereira (PDT), Deusdedith Sampaio (PSDB), José Genésio e Pedro Paruru - que já figuraram na lista de 2006 enão puderam disputar – e mais: Magno Bacelar, o Nota Dez (PV), Nilson Garcia, Luis Osmany, Isaias Fortes, Juscelino Rezende, Celso Coutinho, Aurino Barros e Daniel Silva.

Todos figuram na lista por causa de irregularidades na prestação de contas da época em que foram prefeitos em seus municípios.

No Maranhão inteiro, são 729 nomes na lista do TCU, a maior do país. Todos correm risco de serem impedidos de disputar o pleito de outubro.

É de uma em 1 milhão as chances de um deles conseguir garantir candidatura - a exemplo do atual deputado Chico Leitoa (PDT), que se mantém na Assembléia apesar de cassado pelo TSE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário