A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) realiza, no dia 11 de junho (sexta-feira), o primeiro Leilão de Transmissão deste ano, para concessão de nove lotes compostos por quatro linhas de transmissão e 11 subestações. O leilão ocorre às 10h, na BM&F Bovespa, em São Paulo.
Serão licitadas quatro linhas de transmissão com extensão total de 708 quilômetros (Km) e 11 subestações. Os empreendimentos serão instalados em sete Estados do país: São Paulo, Rio Grande do Sul, Pará, Maranhão, Mato Grosso, Alagoas e Bahia.
No Maranhão, o leilão é para a instalação de uma linha de transmissão e da subestação Encruzo Novo, no município de Governador Nunes Freire. A estimativa é de criar 500 empregos diretos com o empreendimento. A previsão de entrada em operação comercial é de 24 meses. A subestação atenderá 14 municípios da Baixada Maranhense: Miranda, Arari, Vitória do Mearim, Cajari, Viana, Matinha, Pedro do Rosário, Santa Helena, Araguanã, Nova Olinda do Maranhão, Santa Luzia do Paruá, Presidente Médici, Maranhãozinho e Governador Nunes Freire.
A expectativa é de que os investimentos cheguem a R$ 700 milhões em todo o país, com previsão de criação de 3.450 empregos diretos. As obras vão reforçar a rede básica do Sistema Interligado Nacional (SIN) a partir de 2012, com exceção da Subestação Polo, em Camaçari (BA), que deverá entrar em operação comercial seis meses antes.
As regras do leilão estão previstas no Edital disponível na página eletrônica da Aneel na Internet. Vencerão, no leilão, as empresas que ofertarem o menor valor de Receita Anual Permitida (RAP) por lote em relação ao valor estipulado pela Aneel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário