A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

terça-feira, agosto 17, 2010

TRE aprova registro de Hemetério



O TRE deferiu na tarde desta terça-feira, em grau de recurso, o registro de candidatura do ex-prefeito de Nova Olinda Hemetério Weba (PV) a deputado estadual. Ele havia sido cassado no início do mês por ter contas rejeitadas no TCE. Apesar de afirmar que iria até o TSE para poder ser candidato, ele chegou a registrar o filho Emílio Weba (PPS) para uma eventual substituição. Hemetério vem sendo apontado como um dos prováveis eleitos da coligação “O Maranhão Não Pode Parar”.

A mesma sorte não teve a ex-deputada e ex-prefeita Márcia Marinho (Caxias). O tribunal manteve a decisão que cassou seu registro. Ela tinha contas rejeitadas no TCE e TCU. A defesa da Márcia foi feita pelo marido, o ex-prefeito e ex-deputado Paulo Marinho (Caxias). A ex-prefeita vai recorrer da decisão ao TSE e continua candidata.

Também foi deferida a chapa do candidato do PSOL ao Senado, Paulo Rios. Houve apenas a subsituição do segundo suplente. Gracilio Cordeiro Marques desistiu em favor de Emanoel Silva Chaves. O primeiro suplente é o professor Saturnino Moreira.

Adiamentos

O tribunal adiou o julgamento do recurso do candidato ao Senado, Adonilson Lima (PCdoB). Ele foi cassado por falta de quitação eleitoral. A suspensão aconteceu por um pedido de substituição do segundo suplente Gilnei Baggio. Baggio foi cassado porque não comprovou sua filiação ao PCdoB.

Devido a um pedido de vistas do juiz José Joaquim Figueiredo dos Anjos foi adiado o julgamento do recurso ajuizado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) contra decisão da Corte que deferiu a candidatura do ex-prefeito de Pedreiras Raimundo Louro (PR). Apesar de ter contas rejeitadas no TCE, ele teve seu registro aprovado. Relator do caso, o juiz Sérgio Muniz já havia julgado improcedente o recurso do MPE quando o colega pediu vistas.

O tribunal homologou a desistência do deputado José Lima (PV). Ele já havia sido substituído pelo filho Lima Neto (PMN). Já o ex-deputado Vagner Pessoa (PTdoB) teve negado o recurso através do qual queria ver cassado o adversário, ex-prefeito de Chapadinha Magno Bacelar, o “Nota 10″ (PV). Ele é acusado de ter contas rejeitadas no TCE e TCU. Também ex-deputado, “Nota 10″ teve seu registro deferido no início do mês.

Por fim, foi homologado o registro de Ricardo Ceppas Archer a deputado federal. Ele é filho do ex-prefeito de Codó Ricardo Archer (ambos do PMDB). Ricardo-pai foi cassado por ter contas rejeitadas no TCE e TCU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário