A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

quinta-feira, outubro 21, 2010

Alunos da rede municipal de ensino de Pinheiro estão sendo submetidos a exames para diagnosticar e prevenir o Tracoma

Alunos da rede municipal de ensino de Pinheiro, com idade entre sete e dez anos, estão sendo submetidos a exames para diagnosticar e prevenir o Tracoma. Os exames são feitos pela Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio da Divisão de Vigilância Epidemiológica e do Programa de Saúde da Família (PSF).
Mais de 20 casos já foram diagnosticados pelos profissionais de saúde que fazem os exames. Todas as crianças que foram diagnosticadas com a suspeita da doença foram encaminhadas para o oftalmologista. Um médico do PSF está fazendo visita domiciliar para tratar a doença, que é facilmente contagiosa.
O Tracoma é causado pela bactéria Clamidia tracomatis, e pode ser direta - de pessoa para pessoa - ou indiretamente - através de toalhas, fronhas, lenços - contagiosa, principalmente em ambientes coletivos, como escolas e creches. O objetivo dos exames é prevenir a doença e não permite que se espalhe no Município. A meta é examinar 1% da população escolar de Itanhaém, conforme acordo feito com o Ministério da Saúde.
Sintomas
Os sintomas do Tracoma são: olhos irritados; lacrimejantes, com ou sem secreção; coceira; sensação de areia no globo ocular e fotofobia, aversão à luz. Em 2009, 505 alunos foram examinados na Escola Municipal Maria do Carmo Abreu Sodré. Do total, 37 foram diagnosticados com a doença. Já em 2007, 204 alunos da Escola Municipal Maranata também fizeram o teste de acuidade visual e apenas sete apresentaram a doença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário