A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

sexta-feira, fevereiro 04, 2011

O Saqueador de Pinheiro continua solto.

A Polícia Federal (PF) desencadeou a operação “Astiages” (“saqueador de cidades”, em babilônio), com o objetivo de prender várias pessoas por desvio e apropriação de recursos públicos, lavagem de dinheiro, crimes contra a ordem tributária e formação de quadrilha.

O prefeito de Barra do Corda, Manoel Mariano de Sousa, o “Nenzim” (PV), de 71 anos, e sua mulher Francisca Teles de Sousa, a “Santinha”, que estão com prisão preventiva decretadas, são considerados foragidos pela PF.

O delegado federal Victor Fernandes, que comandou a operação, informou, em entrevista coletiva concedida a imprensa, que apenas duas pessoas envolvidas nos desvios sangraram os cofres públicos em aproximadamente R$ 50 milhões.
Bem que Filuca Mendes, o saqueador de Pinheiro, deveria ter sido preso por saquear a cidade. O ex-prefeito foi denunciado recentemente na Polícia Federal como autor de graves irregularidades, entre elas a de ter montado um esquema de desvio de dinheiro público, através do pagamento de uma ‘folha fantasma’ para profissionais do magistério.

De acordo com a denúncia, a ‘folha fantasma’ – com o nome de cerca de 1.000 pessoas – teria ocasionado um rombo estimado em cerca de R$ 6 milhões nas contas do Município. A denúncia, municiada com farta documentação, foi protocolada na Polícia Federal, no Ministério Público do Estado, na Procuradoria da República, no Tribunal de Contas do Estado (TCE), no Tribunal de Contas da União (TCU).

Foi próprio primo de Filuca, o procurador geral do Município Fabrício Mendes Lobato, que constatou a existência da “folha fantasma”, verificando o sistema de controle interno da própria Prefeitura. “O então prefeito Filuca Mendes teria desviado recursos do Fundeb, no exercício de 2008 com a apresentação, na prestação de contas do município, de folhas falsificadas de pagamentos aos profissionais do magistério. A documentação que temos refere-se ao exercício de 2008, e estamos pedindo aos órgãos de fiscalização para que apurem ainda mais este caso que, com certeza, deve ter outros desdobramentos em matéria de desvio de verba pública”, declarou o procurador à Policia Federal.

Um comentário:

  1. Será que esse ficha suja pensa em ser mas allguma coisa aquí em Pinheiro ?
    Não nego que votei nesse canalha na eleição que ele se elegeu, mas fiz uma promessa comigo mesmo que vou destruir meu titulo na próxima eleição ele sendo candidato.
    Essa riqueza dessa familia foi constrida com o dinheiro do povo a prova está aí, descoberta pelo proprio sobrinho Fabricio Lobato, emmbora ele não seja a pessoa ideal para falar porque seu Pai Pedro Lobato fez o mesmo apadrinhahdo com esse bandido.
    Herasmo, quede Parreira ? que podia está junto de vocês com a Boca Maldita ?

    ResponderExcluir