A Hora da Verdade

A Hora da Verdade no blog da Ana Paula

domingo, fevereiro 27, 2011

Projeto de Assentamento de Refugio, em Pinheiro, poderá ser o próximo alvo da “Operação Donatário”, da Policia Federal

O Projeto de Assentamento de Refugio, em Pinheiro, poderá ser o próximo alvo da “Operação Donatário”, da Policia Federal, que cumpriu na manhã do dia 25, 39 mandados de busca e apreensão de documentos na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em São Luís, e em casas e escritórios de funcionários, empreiteiros e lobistas, na capital maranhense e no interior.
Para o PA de Refugio, o Incra disponibilizou recursos para a construções de mais de 300 habitações, sendo que muitas delas foram construídas com material de baixa qualidade e outras ficaram inacabadas. Um vereador, que também responde pela presidência da Associação dos Assentados, estaria envolvido no esquema criminoso.
A PF e a CGU realizaram diligências em 16 assentamentos nos municípios de Arame, Morros, Icatu, Santa Helena, Turiaçu, Santa Luzia, Centro Novo e Barrerinhas, e identificaram a participação no esquema criminoso de servidores e ex-servidores do Incra e do Iterma (Instituto de Colonização e Terra do Maranhão), além de um policial civil (atualmente delegado agrário), construtores, lobistas e presidentes de associações e cooperativas de assentados.
Segundo a PF, as provas colhidas durante a apuração do caso são robustas. Constam do inquérito, por exemplo, 535 fotografias de casas inacabadas, não construídas ou construídas com material de baixíssimo custo (taipa) apesar da liberação de recursos pelo Incra para conclusão dos imóveis.
O inquérito da PF envolve pelo menos 55 acusados – entre eles, o atual presidente do órgão, o ex-deputado federal Benedito Terceiro, e o ex-presidente do Instituto, Raimundo Monteiro (atual presidente do diretório estadual do Partido dos Trabalhadores).



2 comentários:

  1. Amigo Herasmo, eu gostaria que a PF também tivesse virado a mira para Pinheiro. aproveito para comentar uma compra de terra.Existe um projeto de compra de terras no Pov. Ave Maria de uma associação de pequenos agricultores, que parece ter parado no tempo e o atual Presidente filho do Shampoo o senhor Ney é Mototaxi em Pinheiro com aquisicão de moto suspeito de desvios dos recursos que vieram para esta associação.

    ResponderExcluir
  2. meu caro herasmo ,nao sei quais os povoados visitados em turiacu,nem sei como foi a visita cgu e pf,mais sei que no povoado butiquim existe muitas casas inacabadas(sem reboco),inclusive ,a casa de um senhor por nome dino ,que por sinal e meu tio,fizeram a casa dele assim como a dos outros moradores do povoado,como estavam demorando muito para entregarem as casas,ele mesmo foi no mato tirou a madeira serrou.comprou a telha e cobrila casa.pois de muitos meses foi que a casa dos outros foram cobertas.agora falta o deboco.nao sei se ainda vao debocar,porque assim que acontece em quase todos os assentamentos,o progeto vem para entregar as casas todas com acabamento mais acabam ficando inacabadas;os que ganham essas casas ficam felizes por recebem um casa do governo nao sabendo o tanto de dinheiro que estar por traz de tudo isso.essa e a minha indignacao pelo sofrimento do meu povo que moram no municipio de turiacu em especial os que moram no povoado butiquim.

    ResponderExcluir