Por: Herasmo Leite
A população de São Luis está entusiasmada e comemora a parceria institucional entre o governo do Estado e a Prefeitura de São Luís.
Essa parceria irá acontecer inicialmente em duas áreas: infra-estrutura e saúde. Max Barros, secretário de estado de infra-estrutura já afirmou que vai ajudar a resolver os problemas enfrentados por diversos bairros da capital, principalmente o tumultuado trânsito nas vias públicas. Na área da saúde, os secretários de Saúde do Município, Gutemberg Araújo, e do Estado, Ricardo Murad, já se reuniram para firmar uma parceria de ajuda mútua entre os dois órgãos com o objetivo de otimizar e solucionar, dentro de 90 dias, o atendimento nos hospitais e unidades de saúde de São Luís. Os loduvicenses estão de parabéns.
Bem que essa parceria deveria ser estendida a outros municípios do estado, como Pinheiro, terra natal do pai da governadora Roseana, o senador José Sarney.
A cidade e sua população merecem e precisam. Apesar dos esforços desprendidos pelo prefeito José Arlindo para resolver os problemas com os infinitos buracos que neste período chuvoso aparecem nas ruas da cidade, muito ainda precisa ser feito nessa área. Ademais, praticamente todas as ruas necessitam de asfaltamento novo, porque o existente está muito gasto em função da ação do tempo.
Antes das eleições passadas, o governo do estado assinou convênio com a prefeitura para implantação de 20 quilômetros de asfalto em ruas da cidade e o compromisso do estado fazer através da administração direta o recapeamento de mais 10 km de ruas. Para surpresa nossa, a governadora repassou recursos referente apenas a 10 quilômetros, sendo que a prefeito espera até hoje o restante do recurso para concluir a obra. Em relação aos 10 quilômetros que seriam aplicados na cidade pelo estado, a empresa contratada pelo governo recapeou apenas uma rua (do obelisco à Praça da Matriz, trecho aproximado de 500 metros) e foi embora, deixando a população a ver navios, digo, buracos.
O governo do estado também assinou convênio com a prefeitura para a construção de 11 postos de saúde, a construção de 10 pontos de passageiros e a reconstrução de 5 praças. Roseana repassou apenas parte dos recursos assegurados nos convênios. Resultado: os 11 postos de saúde, os 10 pontos de passageiros e as 5 praças estão inacabados.
A mais de um ano “dorme” na gaveta do senhor secretário de estado de saúde, Ricardo Murad, um projeto para reforma, ampliação e adaptação do Hospital Antenor Abreu, que recebe pacientes de vários municípios da Baixada. Até hoje esse projeto não recebeu nenhum despacho. Também a prefeitura já solicitou parceria para a implantação e funcionamento de um tomógrafo (o município já fez a aquisição do equipamento) no Hospital Antenor Abreu, mas até hoje nada foi feito.
Todo o Maranhão sabe que Pinheiro promove um dos maiores e melhores carnavais do estado. Este ano a governadora Roseana Sarney teve a coragem de repassar para o município, míseros R$ 20 mil reais para esse importante evento que atrai turista de várias partes do norte e nordeste brasileiro.
Durante os cinco dias de carnaval, não se sabe por que “carga d’àgua”, a Caema desligou suas bombas, deixando todos os morados de Pinheiro e seus visitantes sem o precioso líquido. Muitos turistas tiveram re refazer suas malas e foram para outros municípios.
Em 2009 e 2010, os mais de 1.000 (mil) alunos da zona rural do município matriculados na rede estadual de ensino para cursarem o ensino fundamental ficaram em sem ir a escola por falta de transporte escolar. A secretaria estadual de educação não repassou os recursos necessários para a prefeitura alugar ônibus para transportar os alunos. Teme-se que neste ano esse fato se repita.
Para resolver esses e outros problemas existentes em Pinheiro, se faz necessário a realização de uma parceria institucional entre o governo do Estado e a Prefeitura de Pinheiro. Essa parceria tem que ser agora, imediata, para evitar que a população de Pinheiro continua a sofrer mais ainda. Tenho a certeza que o prefeito José Arlindo está disposto a fazer essa parceria. Afinal de contas, já foram inúmeras as vezes que o prefeito bateu as portas do Palácio dos Leões em busca de soluções para esses problemas. A insensibilidade parece ser da governadora ou dos inimigos de Pinheiro que a cercam.
Gostaria de pedir humildemente a mudança do endereço do blog O Vianense Notícias para o seu endereço definitivo que é www.ovianense.com.br.
ResponderExcluirAgradeço,
Abraços.
Att. Alexandre Sousa
QUEM NÃO CHORA NÃO MAMA, SERIA UMA BOA OPORTUNIDADE PARA ZÉ ARLINDO TIRAR A IMAGEM QUE FILUCA DEIXOU DELE COM A GOVERNADORA.
ResponderExcluir